O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) afirmou nesta terça-feira (12) que a votação do Projeto de Lei (PL) 1.087/2025, que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil, pode ser adiada para setembro ou dezembro. O ex-presidente da Câmara justificou que ainda não há “clima político para votar a proposta em plenário”.
O PL, que teve Lira como relator, foi aprovado em uma comissão especial no dia 16 de julho, mas a votação foi simbólica. Em um almoço com deputados da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), Lira cobrou que o atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhe o projeto “da melhor forma possível”.
Lira também destacou as diferenças no rito de tramitação entre as comissões e o plenário e disse que não há problema se uma Medida Provisória (MP) for aprovada antes do PL. Ele explicou que a situação pode ficar mais complexa se houver emendas no plenário do PL que alterem temas já tratados na MP, como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).