O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que o país não vai parar de enriquecer urânio, e prometeu uma “lição” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração ocorreu nessa terça-feira (23), enquanto líderes mundiais se reúnem em Nova York, na 80ª Assembleia Geral da ONU.
“Não vamos desistir do enriquecimento de urânio, vamos continuar”, disse o mandatário do Irã. “O povo iraniano vai dar uma lição em Trump ou em qualquer outro que queira tirar o enriquecimento de nós. Nosso programa nuclear não pode ser eliminado por bombardeios. Não vamos nos render às exigências”, completou.
Em discurso televisivo, Khamenei revelou que o Irã “desfruta de um alto nível de enriquecimento de urânio”, apesar da guerra dos 12 dias com Israel, quando instalações nucleares iranianas foram atingidas por bombardeios — incluindo um realizado pelos EUA.
O líder religioso e político voltou a afirmar que o regime iraniano não busca construir armas nucleares, como prevê uma fatwa (decreto religioso) emitida por ele mesmo em 2004. Ainda assim, Khamenei disse que o país possuí cientistas nucleares prontos para “assumir qualquer tarefa”.
Fonte: Metrópoles