Com novas ferramentas, índice de processos deferidos sobe para 74,03%
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) vem ampliando a eficiência no registro de empresas com o uso de tecnologia e simplificação de processos. Por meio do Portal Facilita Alagoas, a instituição oferece um ambiente totalmente digital e acessível, que agora conta com recursos de inteligência artificial (IA) e novos modelos padronizados de contrato. As inovações têm reduzido erros e acelerado a tramitação dos registros empresariais.
A adoção da IA no portal — implementada em setembro deste ano — funciona de forma integrada tanto para os analistas da Juceal quanto para os usuários do sistema. Durante o envio digital da documentação, o sistema identifica possíveis inconsistências ou falhas nas informações preenchidas, ajudando a evitar retrabalho e exigências posteriores.
Os resultados já são perceptíveis: o percentual de processos deferidos aumentou de 65,74% (de janeiro a agosto) para 74,03% em outubro, enquanto o índice de exigências caiu de 34,05% para 25,97%, demonstrando maior assertividade e desburocratização.
Além da IA, a Juceal também disponibilizou 15 novos modelos de contratos empresariais padronizados, voltados para empresários individuais e sociedades limitadas. Os documentos, disponíveis no site institucional, visam reduzir erros de formatação e padronizar os procedimentos de registro.
Segundo o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins (Joãozinho), as inovações têm estimulado o crescimento no número de processos protocolados. Desde a implantação da inteligência artificial, já foram contabilizados 2.502 novos registros.
“Quando você facilita um serviço, as pessoas tendem a utilizá-lo mais, porque não perdem tempo com pequenos empecilhos. O registro empresarial em Alagoas é hoje algo simples, eficiente, totalmente digital e com segurança jurídica. A IA veio para revolucionar, e nossa meta é alcançar o mais próximo possível de 100% de deferimentos”, destacou o presidente.
Fonte: Júlia Lins / Ascom Juceal