• Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

Juceal e Fenaju entregam Comenda do Registro Mercantil a personalidades de Alagoas

by Política Alagoana
28/08/2025
in Notícias
Reading Time: 5 mins read
0
Juceal e Fenaju entregam Comenda do Registro Mercantil a personalidades de Alagoas

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) entregaram a mais alta honraria das autarquias de registro de empresas do país, a Comenda do Registro Mercantil, a personalidades de Alagoas pelos trabalhos em prol do ambiente de negócios no estado. As entregas finalizaram o dia de abertura do Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais, realizado nessa quarta-feira (27), no Hotel Jatiúca, em Maceió.

A comenda busca homenagear autoridades, gestores dos âmbitos federal, estadual e municipal, e representantes de instituições de apoio ao empreendedorismo que contribuíram para o fortalecimento do registro empresarial, a modernização das Juntas Comerciais e a evolução do ambiente de negócios no Brasil.

Related posts

Moraes determina que PF volte a investigar interferência de Bolsonaro

Moraes determina que PF volte a investigar interferência de Bolsonaro

2025-10-16T22:11:34-03:000000003431202510
Bolsonaro pede a Moraes para comemorar 15 anos da filha em casa

Bolsonaro pede a Moraes para comemorar 15 anos da filha em casa

2025-10-16T20:37:35-03:000000003531202510

Nesta edição, foram homenageados o secretário-geral da Juceal, Edvaldo Maiorano, a secretária de Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, e, com uma menção honrosa, o vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo.

Para o presidente da Junta Comercial de Alagoas, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, as honrarias são mais do que merecidas: “São verdadeiros profissionais, que estiveram em vários momentos da Juceal e buscaram fazer o melhor por ela. É muito bom a gente saber que contamos com pessoas assim que são realmente servidores públicos pela definição da palavra, que servem a qualquer pessoa que chega à Junta Comercial e tornaram a Juceal também referência em atendimento.”

A presidente da Fenaju e presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), Gregória Benário também exaltou os mais novos condecorados.

“A leitura que a gente precisa ter como reflexão com relação a isto é como é bom quando nós, presidentes e vice-presidentes, por exemplo,chegamos em uma instituição e temosservidores públicos que estão de fato para ajudar aquela gestão, e Edvaldo e Carlos mostraram isso na prática. Então parabéns aos homenageados e a gente fica muito feliz por este momento”, pontuou.

Homenageados

Natural de Maceió, Edvaldo Maiorano Lima recebeu a proposta para integrar o quadro da Junta Comercial em 2007, na qual passou a gerir o setor de arquivo e digitalização. Ele foi um dos responsáveis pela mudança de paradigma da Juceal, transpassando de órgão cartorial para uma instituição focada no digital, onde coordenou a total digitalização do acervo centenário da entidade. Com o trabalho de criação de protocolos Siarco e vinculação aos processos empresariais, permitiu a busca ativas por certidões da Juceal na forma atual, criando um ambiente para acesso digital ao acervo da entidade.

Em 2015, assumiu a secretaria-geral da Juceal e se tornou o elo entre o atendimento ao público externo e a Juceal, comumente elogiado pelos clientes devido ao trabalho prestado. Ele foi um dos responsáveis pela expansão de ações da Junta Comercial, que, ao longo dos anos, alçou a entidade como referência nacional. Entre essas ações, estão a participação na implantação de unidades do Juceal Express – serviço que criava postos descentralizados de atendimento da Junta Comercial -, e a transição da entrada presencial de processos para o meio digital, colocada como obrigatória em 2021 e que revolucionou a cultura ligada ao registro alagoano de empresas.

“Um pouco surpreso com essa comenda. Primeiramente queria agradecer a Deus por participar desta família Juceal. Tive o prazer de passar por vários presidentes e queria aqui fazer referência, na ausência, de uma pessoa que foi meu professor e me ajudou muito, nosso amigo Torres. Então agradeço a todos e divido com vocês, colaboradores da Junta Comercial, todos vocês fazem parte disso aqui”, declarou.

Natural de São José da Laje, Carlos Alberto Barros de Araújo iniciou a sua trajetória na Juceal em 2011, como vogal titular representando a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). No mesmo ano, Carlos Araújo assumiu o cargo de secretário-geral e participouda transformação da Junta Comercial em uma entidade focada na implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e em referência nacional, impactando diretamente na melhoria do ambiente empresarial de todo o país.

Em 2015, Carlos Araújo se tornou presidente da Junta Comercial e, em sua gestão, Alagoas firmou a sua posição como referência na Redesim. Entre outras ações que marcaram o seu mandato, estão a criação de 36 unidades descentralizadas do Juceal Express, a finalização da digitalização do acervo histórico da Junta Comercial, a implantação das consultas prévias de localização em Maceió de forma automática, a integração dos cartórios e da OAB/AL ao Portal Facilita Alagoas, e a consolidação do andamento totalmente online para o registro de empresas.

“Eu queria agradecer e dizer que todos têm a sua contribuição nisso aqui. Essa troca de informações das Juntas Comerciais é muito importante e hoje a gente vê todas elas no mesmo patamar. A gente tem uma união muito forte e hoje o trabalho é de excelência. Eu tenho um dito, que se tornou nacional, que é ‘Foca no cliente, que a solução aparece’, então se a gente resolve o problema do cliente, a gente resolve os problemas dos estados”, relatou.

O Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciaissegue com agenda nesta quinta-feira (28), com visita técnica pautada no compartilhamento de informações de gestão e city tour.

O encontro conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e das empresas Vox Tecnologia, Certifica e Grupo A2 Soluções Inteligentes.

Assessoria

Previous Post

Megaoperação desmonta esquema com combustíveis que envolve PCC e Faria Lima

Next Post

Alagoas ultrapassa 3,2 milhões de habitantes, aponta IBGE

Next Post
Alagoas ultrapassa 3,2 milhões de habitantes, aponta IBGE

Alagoas ultrapassa 3,2 milhões de habitantes, aponta IBGE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • Moraes determina que PF volte a investigar interferência de Bolsonaro
  • Bolsonaro pede a Moraes para comemorar 15 anos da filha em casa
  • O Centro voltou a viver: prefeito Bocão inicia obras do “Revitaliza Marechal”
  • Ex-noivo de jovem envolvida com padre em MT estava em viagem de trabalho durante gravação, diz defesa
  • Deputado Delegado Leonam entrega Moção de Aplausos a estudante que denunciou intolerância religiosa no IFAL de Palmeira dos Índios

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.