O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, completa cinco anos de funcionamento nesta quinta-feira (15), alcançando a marca de 1,2 milhão de exames laboratoriais, 87 mil exames de imagem, 84 mil consultas ambulatoriais, 14.458 internações e 9.720 cirurgias. Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a unidade se transformou, desde a sua inauguração, em 2020, em referência na assistência de média e alta complexidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas, com serviços e programas exclusivos.
Além dos dados expressivos, o HMA também coleciona histórias que marcaram essa trajetória. É o caso de Maria das Graças Silva, de 62 anos, moradora de Rio Largo, que teve uma insuficiência respiratória. “Minha mãe foi transferida da UPA para este hospital, onde estamos sendo muito bem tratados. Estamos muito felizes com toda a assistência recebida. Ela foi muito bem acolhida. A equipe toda é maravilhosa”, relatou Erisvaldo da Silva.
Outro paciente que comemora a recuperação é Jonas Pereira, de 45 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi atendido na Unidade de AVC do HMA. “Cheguei aqui sem falar e com um lado do corpo paralisado. Graças a Deus e aos profissionais do hospital, consegui me reabilitar. Voltei a andar e hoje retorno a minha rotina”, ressaltou.
Já a estudante Camila Pereira, de 25 anos, encontrou no Hospital Metropolitano de Alagoas a chance de enxergar melhor. Atendida pelo Programa Ver Melhor Alagoas, ela passou por cirurgia oftalmológica. “Eu não conseguia estudar direito por conta da visão. A cirurgia mudou minha vida. Sou muito grata à equipe e ao programa”, enfatizou.
Fonte – AL1