O Ministério da Gestão divulgou nesta segunda-feira (22), às 18h, o cartão de confirmação do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). O documento, que pode ser acessado na Área do Candidato pelo site oficial, informa o local onde os candidatos farão as provas objetivas no dia 5 de outubro.
É importante que cada candidato confira as informações contidas no cartão, que também inclui o número de inscrição, horários das provas e se há direito a atendimento especializado ou uso do nome social. Embora não seja obrigatório, a recomendação é levar o cartão impresso para a prova, facilitando a identificação.
Com 3.652 vagas e salários que variam de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil, o CNU é um processo seletivo único, diferente da edição anterior. As vagas estão organizadas em nove blocos temáticos, permitindo que os candidatos concorram a múltiplos cargos com uma única inscrição. As provas serão aplicadas em 228 cidades por todo o Brasil.
Além das cotas já existentes para pessoas negras, com deficiência, indígenas e quilombolas, o concurso traz uma ação afirmativa inovadora para mulheres. Caso o número de candidatas aprovadas para a segunda fase seja menor que 50%, haverá uma equiparação para garantir maior equilíbrio de gênero.
Detalhes das provas
As provas do CNU são divididas em duas etapas. A primeira, objetiva, será em 5 de outubro. As questões, de múltipla escolha, variam em quantidade conforme o nível do cargo. Para Nível Superior, são 90 questões (30 de conhecimentos gerais e 60 específicos); para Nível Intermediário, são 68 questões (20 gerais e 48 específicos).
A segunda etapa, a prova discursiva, será realizada em 7 de dezembro de 2025, apenas para os candidatos aprovados na fase inicial. No Nível Superior, os candidatos responderão a duas questões discursivas. Já para Nível Intermediário, será uma redação dissertativa-argumentativa. O tempo de prova também varia: cinco horas para Nível Superior e três horas e trinta minutos para Nível Intermediário.