• Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

Governo de Alagoas pode lançar PSS para o SAMU ainda este ano

by Política Alagoana
31/07/2023
in Notícias
Reading Time: 4 mins read
0
Governo de Alagoas pode lançar PSS para o SAMU ainda este ano

A ação civil pública (ACP) já existe e a Justiça acolheu o pedido do Ministério Público de Alagoas (MPAL) que tenta uma solução definitiva para um problema antigo e que tem comprometido diretamente a assistência à saúde dos cidadãos de Arapiraca e toda a região.

A situação provocou uma reunião, nesta segunda-feira (31), entre o procurador-geral de Justiça, Márcio Tenório de Albuquerque, a coordenador do Núcleo da Saúde da instituição, promotora de Justiça Micheline Tenório, a promotora de Justiça da Fazenda de Arapiraca , Viviane Farias, a secretária estadual da Fazenda, Renata dos Santos, e a secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas onde foram tratados o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), visando substituição de contratos precários pelo quadro efetivo, e o repasse de recursos para o programa Mais Saúde.

Related posts

Dia D de Vacinação mobiliza população em Girau do Ponciano

Dia D de Vacinação mobiliza população em Girau do Ponciano

2025-05-13T19:21:12-03:000000001231202505
Prefeito Ellisson Santos assina contrato para construção de 25 moradias populares em Passo de Camaragibe

Prefeito Ellisson Santos assina contrato para construção de 25 moradias populares em Passo de Camaragibe

2025-05-13T16:20:00-03:000000000031202505

O chefe ministerial falou da importância da discussão reconhecendo a necessidade de se chegar a um consenso para assegurar os direitos de quem depende do serviço público para atendimento médico, bem como a garantia de verbas para assistência na Saúde local.

“A reunião foi muito produtiva, tanto para o Ministério Público quanto para o povo, o governador já havia falado comigo na semana passada, quando me convidou ao palácio para tratar sobre vários assuntos, entre eles alguns pertinentes à educação e ao Samu de Arapiraca, quando ele disse do interesse em resolvê-lo. Finalmente sentamos e, possivelmente, fecharemos um TAC com o intuito de resolver, de uma vez por todas, a situação dos precários no Samu de Arapiraca. O Ministério Público, nessa oportunidade, ouviu a Sefaz, foi falado sobre um planejamento de execução para que o problema seja revertido e os cidadãos de Arapiraca e região tenham a assistência à saúde garantida. Depois dos posicionamentos da secretária Renata e das promotoras Micheline e Viviane, sugeri que, no prazo de 15 dias, tenhamos uma segunda reunião com a presença dos secretários da Seplag e da Saúde, além da chefe da PGE para definirmos medidas a serem adotadas, pois temos o papel de garantir direitos e zelar pela cidadania”, enfatiza o procurador-geral de Justiça.

As promotoras de Justiça ressaltaram que há a necessidade de substituir os contratos precários por efetivos, no quadro do Samu, em Arapiraca. Sobre o assunto foi ajuizada uma ACP, houve a decisão para que a substituição fosse providenciada, tendo o Estado recursado, mas sem êxito. O juiz de primeiro grau estipulou prazo de 30 dias para a execução, mas o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto entendeu que a decisão devia ser reformada “tão somente para majorar o prazo para cumprimento da obrigação que se refere a substituição de todos os profissionais do Samu que não foram aprovados em concurso público, ressalvados os cargos comissionados, mantendo a decisão recorrida nos demais termos. Assim, o desembargador deu novo prazo de 60 dias, o Estado se comprometeu em cumpri-lo, o que já venceu, razão pela qual a Sefaz provocou a reunião com o Ministério Público.

Na reunião com o Ministério Público foram discutidas novas possibilidades, em caráter urgente, para que seja pactuado um plano de ação. A secretária Renata dos Santos informou que tal processo requer um prazo de 90 dias para elaboração e lançamento de um edital.

“Garanto tentar uma solução pactuada para resolver o mais rápido possível este problema. Agora mesmo vou me comunicar com a procuradora-geral do Estado para que sejam acionados os secretários do Planejamento e da Saúde e, juntos, encontrarmos a saída”, afirma. Ela informou ainda que Alagoas tem a pretensão de copiar o modelo do estado de Minas Gerais onde a gestão do Samu foi transferida para o Corpo de Bombeiros.

Mais Saúde

Sobre o programa Mais Saúde, as promotoras de Justiça Micheline Tenório e Viviane Farias explanaram que um dos serviços mais afetados em Arapiraca diz respeito ao atendimento às pessoas no setor de Oncologia, pois, há um déficit no tocante aos repasses desde o mês de março. Além disso, apontam problema similar em relação à área da cardiologia.

“O Estado não está conseguindo cumprir o acordo em Arapiraca e isso é preocupante, porque interfere diretamente na saúde do cidadão, tivemos um momento em que pendências começaram a ser contornadas, pois a Sesau estava repassando as verbas, mas o problema voltou a se agravar”, reforçam.

ACP

Na Ação Civil Pública de origem da 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, o promotor de Justiça Rogério Paranhos enfatizou que na prestação de serviços do Samu, em Arapiraca, havia dezenas de profissionais contratados precariamente, considerando desrespeito à lei. E que há anos , tentava junto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL) realizasse o processo seletivo simplificado e concurso público para os cargos existentes no Hospital do Agreste , antes Unidade de Emergência do Agreste, bem como para o SAMU.

O promotor enfatizou, à época, que manter profissionais de modo precário poderia culminar em uma oferta de um serviço de urgência sem segurança e de má qualidade, o que colocaria em risco os usuários em situação de risco já que o serviço primordial de primeiro atendimento exige capacitação e a experiência necessárias.
Fonte – Extra

Previous Post

Com 130 deputados fiéis, presidente Lula busca Centrão para aprovar propostas

Next Post

“Plano Diretor, Braskem e fogos sem estampido são temas urgentes”, diz Teca Nelma sobre retorno das atividades na Câmara de Maceió

Next Post
“Plano Diretor, Braskem e fogos sem estampido são temas urgentes”, diz Teca Nelma sobre retorno das atividades na Câmara de Maceió

“Plano Diretor, Braskem e fogos sem estampido são temas urgentes”, diz Teca Nelma sobre retorno das atividades na Câmara de Maceió

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • Dia D de Vacinação mobiliza população em Girau do Ponciano
  • Prefeito Ellisson Santos assina contrato para construção de 25 moradias populares em Passo de Camaragibe
  • Ucrânia pede ajuda ao Brasil para garantir presença de Putin em encontro com Zelensky na Turquia
  • Virginia Fonseca se irrita em depoimento na CPI das Apostas e nega irregularidades: “Não faço nada fora da lei”
  • Prefeitura de Flexeiras realiza Festa do Dia das Mães com prêmios, música e muita emoção

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.