A Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom) e a ONU Habitat lançaram, nessa segunda (6), o Filmaê, projeto voltado para a formação e capacitação de jovens em comunicação pública. A iniciativa reuniu talentos de comunidades periféricas para a produção de vídeos institucionais para o Governo de Alagoas.
O evento aconteceu no Cine Arte Pajuçara, em Maceió, onde foi realizada a estreia oficial dos trabalhos. No projeto, foram produzidos quatro vídeos, que se transformaram em propagandas institucionais para a veiculação nos canais abertos. São eles: “Grota é Cultura”, que aborda o Programa Vida Nova nas Grotas; “Turismo”, que aborda sobre o turismo em Alagoas; “Educação para Todos”, abordando o Cartão Escola 10 e o “Vem Que Dá Tempo”; e o próprio “Filmaê”, mostrando o processo de criação.
Os integrantes participaram de oficinas de roteiro, direção, fotografia, edição e som. A iniciativa dá continuidade ao programa Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, também realizado pelo Governo de Alagoas e a ONU-Habitat nas grotas de Maceió.
O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, o projeto é uma oportunidade de fazer com que os jovens conheçam os serviços e políticas voltadas para eles e, ao mesmo tempo, fazer parte da construção delas. “Hoje, temos o desafio, na área de comunicação, de aproximar o cidadão para que ele faça parte desse processo: conhecer o que o serviço público está ofertando para ele e, ao mesmo tempo, participar e aprender”
Com objetivo central de promover mais oportunidades de formação e profissionalização para jovens da periferia e a transformação social, o Digaê será apresentado como referência latino-americana em educação midiática durante o Congresso Mundial de Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco, nos dias 23 e 24 de outubro, em Cartagena das Índias, Colômbia.