Com sete anos e meio de implantação, o Programa Ronda no Bairro passa por um processo de modernização. Alterações no Decreto nº 5.007, de 2 de janeiro de 2018, que instituiu o programa, foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (9), por meio do Decreto nº 104.173, de 8 de setembro de 2025.
O anúncio foi feito pelo governador Paulo Dantas, ao lado do secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, em publicação nas redes sociais.
Na ocasião, o governador também informou que o programa será ampliado em 40%, o que representa a criação de cerca de 200 novos empregos e, consequentemente, mais homens e mulheres nas ruas, protegendo o povo alagoano. O Ronda no Bairro integra a estrutura da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
Entre as mudanças anunciadas estão a modernização dos processos internos, a distinção entre as atribuições dos profissionais civis e dos agentes de proximidade, além da ampliação de categorias. Passam a integrar o quadro, por exemplo, militares da reserva remunerada do Exército Brasileiro e vigilantes dentro da categoria de profissionais civis, fortalecendo o contingente do programa.
As alterações decorrem da “necessidade de adequação e modernização do Ronda no Bairro, de modo a torná-lo mais eficaz na execução de suas atividades”. O programa atua em quatro eixos: promoção da segurança de proximidade, abordagem social e comunitária, atenção à população em situação de vulnerabilidade social e requalificação de espaços comunitários degradados. Em 2021, também foi incorporado o teleatendimento do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).
Assessoria