A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, anunciou nesta terça-feira (29) a inclusão do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo do país, classificando ambas as organizações como “narcoterroristas”.
Em declarações ao canal La Nación +, Bullrich afirmou: “A Argentina declarou essas duas organizações como narcoterroristas”. O anúncio ocorreu no contexto dos desdobramentos da operação policial realizada contra o CV no Rio de Janeiro.
Segundo a ministra, atualmente há 39 cidadãos brasileiros detidos em unidades prisionais argentinas, sendo cinco vinculados ao CV e “sete ou oito” ao Primeiro Comando da Capital.
Bullrich destacou que os presos estão “muito isolados uns dos outros para que não tenham nenhum tipo de poder”, garantindo a existência de um controle “muito estrito” sobre os integrantes das duas facções. A identificação dos detentos, de acordo com a autoridade, é baseada em tatuagens características e práticas de ritos de iniciação realizados dentro do sistema prisional.













