A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta terça-feira (28) que os episódios violentos ocorridos durante operação policial no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, demonstram a necessidade de imediata discussão e aprovação da PEC da Segurança Pública pelo Congresso Nacional.
Em declarações publicadas na rede social X, a ministra relacionou a operação – que resultou em pelo menos 64 óbitos – com a proposta do governo federal enviada ao parlamento em abril deste ano. De acordo com Gleisi, os eventos “ressaltam a urgência do debate e aprovação da PEC da Segurança Pública no Congresso Nacional”.
A ministra acrescentou que “ficou mais uma vez evidente a necessidade de articulação entre forças de segurança no combate ao crime organizado”. Em sua avaliação, é fundamental “o fortalecimento da Polícia Federal e outras forças federais no planejamento e na execução das ações conjuntas, não apenas fornecendo armas, equipamentos e tropas para operações decididas isoladamente por governos locais”.
Gleisi Hoffmann também enfatizou a importância do trabalho de inteligência prévio, afirmando que “ficou demonstrada a necessidade de que as ações sejam precedidas de operações de Inteligência, inclusive inteligência financeira, para que obtenham sucesso, como vimos na Operação Carbono Oculto”.
A ministra finalizou declarando: “É isso que o governo do presidente Lula propõe na PEC da Segurança Pública: uma grande articulação com os governos estaduais, em que somente o crime sairá perdendo”.
A proposta em discussão no Congresso Nacional busca estabelecer novas diretrizes para a atuação integrada das forças de segurança em todo o território nacional, com ênfase no compartilhamento de informações e planejamento conjunto de operações.












