Uma publicação viral nas redes sociais mostra um menino vestido de Homem-Aranha, segurando um filhote de cachorro. A legenda da imagem identifica o garoto como Carlo Acutis, recentemente canonizado no domingo (7) e reconhecido como o primeiro santo da geração millennial.
Publicado no domingo (7) no X, onde já acumulou 690 mil visualizações, o post afirma: “Meu gênero favorito de fotos: Santos católicos fantasiados quando crianças”.
A publicação traz duas imagens: à esquerda, uma foto de 1894 mostra Santa Terezinha vestida como Joana D’Arc para uma das peças teatrais que ela própria escreveu; à direita, aparece um menino fantasiado de Homem-Aranha segurando um filhote de cachorro.
Diversos usuários identificaram a criança como Carlo Acutis (1991-2006), recentemente canonizado e considerado o primeiro santo millennial da Igreja Católica. Um dos comentários dizia: “Imagina não ser devota de um santo que usou fantasia de Homem-Aranha e jogava videogame. São Carlo Acutis, rogai por nós”.
O Fato ou Fake, do G1, entrou em contato com a assessoria de imprensa do Vaticano, que confirmou que a imagem é realmente um retrato da infância do santo recentemente canonizado: “Confirmamos a autenticidade dessa fotografia, que mostra São Carlo Acutis com aproximadamente 3 anos”.
Carlo Acutis faleceu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vítima de leucemia. Ele havia sido beatificado em 2020 pelo Vaticano, depois que a Igreja reconheceu seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que entrou em contato com uma relíquia de Acutis em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande.