O talento do garoto Mateus Cavalcanti Rosa, de apenas 9 anos, está prestes a ultrapassar fronteiras e alcançar o reconhecimento internacional. Natural de Campina Grande, Mateus foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e começou a pintar aos dois anos de idade. Agora, ele viajará para Paris, na França, onde duas de suas obras serão expostas no Museu do Louvre, um dos museus de arte mais prestigiados do mundo.
O convite para participar do “Salon International D’art Contemporain”, uma exposição que reúne novos talentos da arte contemporânea, foi feito por uma galeria parisiense. As duas pinturas que serão apresentadas, ambas com dimensões de 100x100cm, foram produzidas especialmente para o evento e selecionadas pela galeria, que conhece o perfil do público francês.
Maria Eduarda Cavalcanti, mãe do jovem artista, destacou o significado especial dessa viagem, que acontece pouco antes do aniversário de 10 anos de Mateus, no dia 14 de outubro. Ela falou sobre o sentimento de conquista e a importância desse momento.
“O autismo nos ensinou a não criar muitas expectativas, mas a viver o processo com fé. Tudo o que vier será lindo. Já estamos felizes com nossa ida e com as conquistas do nosso filho. Sabemos que não é fácil para uma criança típica, que dirá para um autista. As pessoas incapacitam demais. Por isso, ver o Mateus chegar até aqui é uma vitória de todos nós”, afirmou Maria Eduarda.
A exposição de Mateus Cavalcanti Rosa no Louvre acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro, em Paris. Além da mostra internacional, Mateus continua com a exposição “Além do Espectro”, que está aberta ao público no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC) até o dia 23 de novembro.