O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi ao clássico entre Corinthians e Palmeiras, na noite desta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, em São Paulo. A partida, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contou com a presença do magistrado, que estava acompanhado da esposa.
Durante o evento, Moraes acenou para o público e respondeu a um torcedor com um animado “Vai, Corinthians”. Em determinado momento, ao se dirigir a interlocutores, o ministro fez um gesto obsceno com o dedo médio. O registro foi feito pelo fotógrafo Alex Silva, do jornal O Estado de S. Paulo.
A ida ao estádio aconteceu horas após o governo dos Estados Unidos anunciar sanções contra o ministro, com base na Lei Magnitsky. O Departamento do Tesouro americano divulgou que Moraes terá bens bloqueados, não poderá manter relações financeiras com instituições sob jurisdição dos EUA e está proibido de entrar no país.
As sanções são uma resposta a alegadas violações de direitos humanos e vêm gerando forte repercussão política. Mesmo diante do cenário delicado, Moraes apareceu em público com postura descontraída e provocou reações nas redes sociais pelo gesto feito no estádio.