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Em caminhão, Renan Filho inicia viagem a Belem para apresentar “corredores azuis” na COP30

by Política
04/11/2025
in Notícias
Reading Time: 5 mins read
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Em caminhão, Renan Filho inicia viagem a Belem para apresentar “corredores azuis” na COP30

O ministro dos Transportes, Renan Filho, iniciou nesta terça-feira (4) um percurso rodoviário em direção à COP30, em Belém (PA), com inspeções a obras viárias e ferroviárias no Centro-Norte do Brasil. A bordo de um caminhão, ele acompanha o andamento da duplicação da BR-153 e dos trabalhos na Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) ao longo do trajeto até a capital paraense.

A chegada está prevista para sábado (8), quando Renan participará da conferência climática. No evento, estão programados encontros bilaterais com o ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, e com o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, focados nas políticas de mobilidade na região amazônica.

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Em entrevista à CNN, o ministro afirmou que o país quer apresentar na COP30 a implantação dos “corredores azuis”, iniciativa que promove o uso de gás natural e gás liquefeito no abastecimento de caminhões em Pontos de Parada e Descanso. Segundo ele, o objetivo é reduzir as emissões do setor. “Nós vamos apresentar na COP os corredores azuis, que é a transição de veículos a óleo diesel para veículos a GNL. Isso vai garantir a redução das emissões, o que será importante para a discussão na COP. O Brasil está liderando essa agenda”, declarou.

O Ministério dos Transportes também pretende levar à conferência um modelo de concessão rodoviária que assegura emissão zero de carbono, com compensações ambientais previstas nos contratos. “Para fazer uma obra, se emite carbono. Depois haverá uma compensação, que já é incluída nos contratos. A gente já tem uma arrecadação a partir das tarifas para zerar a emissão. Vamos apresentar isso na COP e vamos incentivar que outros países façam também”, disse Renan.

Entre as propostas que serão destacadas estão ainda o Plano Integrado de Transporte e o Plano Nacional de Logística 2050, que incorporam diretrizes de transição energética, adaptação climática e impactos sociais. Na Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade, o governo apresentará o programa PRO-AdaptaVias, criado para adequar rodovias e ferrovias às mudanças do clima. Outra ação prevista é a divulgação do Inventário Nacional de Emissões de GEE no transporte rodoviário e ferroviário, base técnica para orientar investimentos sustentáveis.

Renan também pretende anunciar, durante o encontro global, o estudo da PPP da BR-319 — ligação terrestre entre Amazonas e Roraima, iniciada em 1968 e nunca finalizada. Segundo o ministro, a rodovia será planejada como referência mundial em sustentabilidade: “A gente vai anunciar que a BR-319 vai ser a rodovia mais sustentável do mundo. O Brasil contratou um estudo da FIA para deixar o projeto que a gente desenvolveu como o mais sustentável do mundo, a fim de que garanta ao povo de Manaus um acesso por asfalto e garanta também a preservação da floresta em pé com compromisso do Brasil com o mundo”, afirmou. As obras estão paralisadas desde o fim de julho de 2024 por ordem da Justiça Federal do Amazonas, diante do avanço do desmatamento na área.

A viagem para Belém começou por volta das 7h, com saída do Ministério dos Transportes. No primeiro dia da Rota COP30, a comitiva acompanha o progresso da duplicação da BR-153, iniciada em julho, em um trecho de 53,4 quilômetros que passa por Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis. Na mesma data, Renan verifica as intervenções na Fico, que já atingiu 35,5% de execução ao longo de 383 quilômetros entre Água Boa (MT) e Mara Rosa (GO). O segmento entre Mara Rosa e Crixás, com 131 quilômetros, deve ser entregue em 2026. A ferrovia se conectará à Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), ampliando o acesso aos portos do Arco Norte e reforçando a logística nacional.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, iniciou nesta terça-feira (4) um percurso rodoviário em direção à COP30, em Belém (PA), com inspeções a obras viárias e ferroviárias no Centro-Norte do Brasil. A bordo de um caminhão, ele acompanha o andamento da duplicação da BR-153 e dos trabalhos na Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) ao longo do trajeto até a capital paraense.

A chegada está prevista para sábado (8), quando Renan participará da conferência climática. No evento, estão programados encontros bilaterais com o ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, e com o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, focados nas políticas de mobilidade na região amazônica.

Em entrevista à CNN, o ministro afirmou que o país quer apresentar na COP30 a implantação dos “corredores azuis”, iniciativa que promove o uso de gás natural e gás liquefeito no abastecimento de caminhões em Pontos de Parada e Descanso. Segundo ele, o objetivo é reduzir as emissões do setor. “Nós vamos apresentar na COP os corredores azuis, que é a transição de veículos a óleo diesel para veículos a GNL. Isso vai garantir a redução das emissões, o que será importante para a discussão na COP. O Brasil está liderando essa agenda”, declarou.

O Ministério dos Transportes também pretende levar à conferência um modelo de concessão rodoviária que assegura emissão zero de carbono, com compensações ambientais previstas nos contratos. “Para fazer uma obra, se emite carbono. Depois haverá uma compensação, que já é incluída nos contratos. A gente já tem uma arrecadação a partir das tarifas para zerar a emissão. Vamos apresentar isso na COP e vamos incentivar que outros países façam também”, disse Renan.

Entre as propostas que serão destacadas estão ainda o Plano Integrado de Transporte e o Plano Nacional de Logística 2050, que incorporam diretrizes de transição energética, adaptação climática e impactos sociais. Na Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade, o governo apresentará o programa PRO-AdaptaVias, criado para adequar rodovias e ferrovias às mudanças do clima. Outra ação prevista é a divulgação do Inventário Nacional de Emissões de GEE no transporte rodoviário e ferroviário, base técnica para orientar investimentos sustentáveis.

Renan também pretende anunciar, durante o encontro global, o estudo da PPP da BR-319 — ligação terrestre entre Amazonas e Roraima, iniciada em 1968 e nunca finalizada. Segundo o ministro, a rodovia será planejada como referência mundial em sustentabilidade: “A gente vai anunciar que a BR-319 vai ser a rodovia mais sustentável do mundo. O Brasil contratou um estudo da FIA para deixar o projeto que a gente desenvolveu como o mais sustentável do mundo, a fim de que garanta ao povo de Manaus um acesso por asfalto e garanta também a preservação da floresta em pé com compromisso do Brasil com o mundo”, afirmou. As obras estão paralisadas desde o fim de julho de 2024 por ordem da Justiça Federal do Amazonas, diante do avanço do desmatamento na área.

A viagem para Belém começou por volta das 7h, com saída do Ministério dos Transportes. No primeiro dia da Rota COP30, a comitiva acompanha o progresso da duplicação da BR-153, iniciada em julho, em um trecho de 53,4 quilômetros que passa por Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis. Na mesma data, Renan verifica as intervenções na Fico, que já atingiu 35,5% de execução ao longo de 383 quilômetros entre Água Boa (MT) e Mara Rosa (GO). O segmento entre Mara Rosa e Crixás, com 131 quilômetros, deve ser entregue em 2026. A ferrovia se conectará à Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), ampliando o acesso aos portos do Arco Norte e reforçando a logística nacional.

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