A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realizou, na manhã desta sexta-feira (19), sessão solene para a entrega da Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos ao médico Milton Hênio Netto de Gouveia, 88 anos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde e à sociedade alagoana.
O pediatra recebeu, ao lado da esposa, a comenda das mãos da deputada Fátima Canuto (MDB), sob os olhares atentos e aplausos de familiares, amigos e autoridades do Estado.
Pediatra de renome, Dr. Milton Hênio construiu uma trajetória marcada pela dedicação e pelo cuidado humanizado aos pacientes. Ao longo de mais de seis décadas de atuação, contabiliza mais de 200 mil atendimentos médicos. Ele ingressou na Faculdade de Medicina de Alagoas em 1957, concluindo a graduação em 1962.
A homenagem foi proposta pela deputada estadual Fátima Canuto (MDB), que ressaltou a importância do pediatra para a Medicina e para a formação de profissionais.
“Estou extremamente emocionada, honrada e até nervosa. A responsabilidade de fazer essa homenagem em nome da ALE enche meu coração de orgulho e gratidão. Inicio agradecendo a Deus pela oportunidade de prestar essa homenagem ao ícone da medicina pediátrica de Alagoas e do Brasil, que dedicou mais de 60 anos de carreira e realizou mais de 200 mil atendimentos. Ele não é só médico: cuidou também da alma das mães e dos pais. Quantas pessoas têm o privilégio de ser lembradas com tanto carinho por tanta gente? É preciso reconhecer quem tanto se dedicou ao outro, e essa é a função desta Casa hoje: homenagear o Dr. Milton Hênio”, destacou a deputada.
O plenário da ALE se voltou para o homenageado. Emocionado, Dr. Milton Hênio fez um pronunciamento carregado de gratidão e reflexões sobre sua trajetória. O pediatra destacou a importância de sua missão na Medicina, a fé que o acompanha em todos os momentos e o valor da solidariedade e da esperança.
“É com profundo sentimento de gratidão que recebo a Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos. Um dos momentos marcantes em minha trajetória enquanto médico pediatra e cidadão alagoano. Trata-se de honraria que guardarei para sempre em minha memória e em meu coração. Quero, antes de tudo, externar a minha profunda gratidão a Deus, aquele que está sempre a meu lado, e à deputada Fátima Canuto, autora desta indicação. Sua sensibilidade e reconhecimento me tocam de maneira especial. Sei que esta homenagem não é apenas a mim, mas também a todos aqueles que caminham ao meu lado, acreditando que é possível transformar a realidade por meio do trabalho, da dedicação e da esperança, defendendo valores como justiça, participação, responsabilização e equidade.”
Em seguida, concluiu sua fala com uma mensagem inspiradora, voltada para os amigos, familiares e admiradores presentes:
“Esta comenda me faz uma imensa honra, pois não apenas celebra o reconhecimento da minha vida profissional como de todos que dela já foram homenageados, reverenciando neste significado o cumprimento de todos a exercer como missão cuidar e construir um amigo. Sinto-me muito feliz e agradeço ao Cristo, amigo, por caminhar sempre ao meu lado, me amparando com seu amor, com sua luz e com sua amizade constante. Meus queridos amigos, a vida é uma luta, mas também um milagre e, a cada dia, lutem sempre por sua felicidade e nunca deixem de acreditar na beleza dos sonhos e no poder da bondade. Sempre gostei de afirmar e hoje, mais ainda, eu me sinto o homem mais feliz do mundo.”
O reconhecimento também foi lembrado pelo diretor comercial da Gazeta de Alagoas, Fernando James, que destacou o legado do médico junto à Organização Arnon de Mello (OAM) e a amizade histórica que manteve com o senador Arnon de Mello.
Em 2023, Milton foi o primeiro alagoano a ser homenageado na série de documentários “Uma Vida na Medicina”, produzida pela Gazeta de Alagoas, que celebrou personalidades marcantes do Estado.
“Falar do Dr. Milton Hênio é, para mim, um ato de gratidão. Gratidão pessoal, institucional e histórica. A Assembleia Legislativa faz justiça ao entregar a Comenda Tavares Bastos a um dos filhos mais ilustres do nosso Estado: um médico, um pensador, um humanista, um amigo. Mas, para nós da Organização Arnon de Mello, essa homenagem tem um significado ainda mais profundo, porque o Dr. Milton é parte viva da nossa história. Ele não é apenas um nome respeitado: é um pilar, presente, atuante, inspirador. Há mais de 40 anos ele nos brinda com sua lucidez e sua escrita elegante, entregando semanalmente à Gazeta de Alagoas artigos que são farol e bússola, sempre profundamente humanos. No Conselho Estratégico da OAM, sua voz ecoa com a força da experiência e da sabedoria. Não posso deixar de lembrar também da amizade sincera que ele cultivou com meu avô, o senador Arnon de Mello — uma amizade construída no respeito e no amor por Alagoas, que une nossas histórias até hoje.”
O filho do homenageado, Antônio Carlos Gouveia, também fez questão de lembrar a trajetória do pai e o legado deixado por sua forma única de exercer a Medicina.
“Meu pai exerceu a Medicina por mais de 60 anos, cuidando de crianças em suas adversidades. Sempre fez da profissão um sacerdócio, com empatia e amor ao paciente. Atendeu milhares de crianças, não apenas com diagnósticos e receituários, mas também com carinho, escuta e humanidade. Mais do que um médico, é um educador da saúde, um defensor da infância e um formador de consciências. Sempre repetiu para nós, em casa, que é o homem mais feliz do mundo. E essa felicidade vem da fé, da família e da gratidão pelas pessoas que encontrou ao longo da vida. Para ele, as coisas mais valiosas da existência — o abraço, o beijo, a caridade, o acolhimento — são oferecidas de graça. É um homem que nunca reclamou de nada, sempre otimista, e que deixa como lição de vida a capacidade de viver com plenitude, fé e amor.”
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, destacou a dimensão espiritual, humana e intelectual da trajetória de Dr. Milton Hênio. Ele ressaltou que a vida do médico sempre foi marcada pelo amor às pessoas e afirmou que a concessão da Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos representa um reconhecimento coletivo à sua notável contribuição à Medicina, à cultura e à vida pública de Alagoas e do Brasil.
“A concessão unânime desta distinção não é apenas um ato formal, é o reconhecimento coletivo de que a vida e a obra de Milton Hênio transcendem o exercício profissional e se projetam como um verdadeiro patrimônio moral, patrimônio científico e social de Alagoas e do Brasil em favor do bem. Cada consulta, cada paciente, cada gesto de cuidado, foi expressão de sua missão maior: servir a vida e fazer o bem. Mas o legado de Milton Hênio não se limita à prática médica, ele é também um intelectual, de espírito aberto, de espírito amplo, cuja atuação na Academia Alagoana de Letras, na qual é presidente emérito perpétuo, e na Academia Alagoana de Medicina, reflete sua crença no poder do conhecimento e da cultura como instrumento de transformação social em favor do homem”, ressaltou o ministro.
Um currículo de excelência
Além da atuação clínica e jornalística, Dr. Milton Hênio é membro de diversas entidades nacionais e internacionais:
Associação Médica Brasileira;
Sociedade de Medicina de Alagoas;
Sociedade Brasileira de Pediatria;
Sociedade de Pediatria de Alagoas;
Academia Americana de Pediatria;
Sociedade Brasileira dos Mestres Escritores;
Associação Alagoana de Imprensa;
Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (membro efetivo);
Academia Alagoana de Medicina (presidente de honra vitalício);
Academia Alagoana de Letras;
Academia Brasileira de Pediatria (membro do Conselho Científico, no Rio de Janeiro).
O médico também ocupa posição de destaque como membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello (OAM) e mantém, há mais de quatro décadas, uma coluna semanal na Gazeta de Alagoas, consolidando-se como referência intelectual e humanista no Estado.
Reconhecimento público
Dr. Milton Hênio já foi agraciado com diversas honrarias, entre elas:
Comenda Desembargador Mário Guimarães (Câmara de Maceió);
Comenda Graciliano Ramos (Câmara de Maceió);
Comenda Alagoana Destaque (Casa da Palavra);
Comenda Arnon de Mello (Organização Arnon de Mello);
Comenda da Academia Brasileira de Pediatria;
Comenda Lêdo Ivo (Assembleia Legislativa, em 2017);
Comenda Ib Gatto Falcão (Associação Comercial de Maceió).
Fonte: Gazetaweb