A trombose é uma doença silenciosa em suas fases iniciais, mas pode causar sérias complicações à saúde quando não tratada adequadamente. Ela ocorre devido à formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias, dificultando ou bloqueando o fluxo do sangue. Em casos mais graves, pode levar à embolia pulmonar, condição potencialmente fatal. Entre janeiro de 2012 e agosto de 2023, mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por conta da enfermidade, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). A importância do tema é reforçada em outubro, especialmente no dia 13, quando se celebra o Dia Mundial da Trombose.
De acordo com o cirurgião vascular e endovascular Dr. Gustavo Solano, membro da SBACV e da International Society for Vascular Surgery, os sinais da trombose devem ser levados a sério e requerem atenção médica imediata. Entre os sintomas mais comuns estão inchaços (edemas), dor repentina, alteração na cor da pele, sensação de calor e sensibilidade, principalmente na região da panturrilha. Esses indícios podem representar a presença de coágulos nos vasos sanguíneos e apontar para um quadro mais grave.
Risco de morte
Uma das consequências mais graves da trombose venosa é a embolia pulmonar, que ocorre quando o coágulo de sangue (trombo) se desprende da veia, geralmente na perna, e viaja pela corrente sanguínea. “Esse processo obstrui a artéria pulmonar e bloqueia o fluxo de sangue para os pulmões. É uma condição que pode ser fatal. Por isso, a prevenção e acompanhamento são fundamentais”, relata o Dr. Solano.
Dicas de prevenção da trombose
Ainda de acordo com o especialista, é possível evitar quadros mais graves ou até mesmo o surgimento da doença por meio do acompanhamento médico adequado e hábitos mais saudáveis. O médico elenca cinco dicas essenciais para prevenir o quadro:
Mantenha o corpo ativo: pratique exercícios regulares. Deve-se evitar longos períodos parados. O ideal é movimentar os pés e tornozelos a cada hora.
Use meias de compressão: utilize meias elásticas graduais, conforme orientação médica. Elas melhoram o fluxo venoso e evitam inchaço nos pés e pernas.
Controle peso: mantenha o peso saudável, pois a obesidade é um dos principais fatores de risco para a trombose.
Beba água: a hidratação correta ajuda o sangue a permanecer fluido e evita o surgimento dos trombos.
Evite fumar: o cigarro e outras formas de tabagismo têm influência direta na saúde dos vasos sanguíneos e na formação de coágulos.
Meias para prevenir
Existem diversos tipos que podem ser usados diariamente e modelos que são recomendados conforme avaliação médica. Dentre as mais bem avaliadas do mercado estão as meias da SIGVARIS GROUP, empresa especializada em soluções de compressão médica inovadoras e de alta qualidade. A companhia possui um amplo portfólio, com produtos que podem ser usados pelos mais variados perfis de pessoas.