Doce de casca de limão-galego com queijo. Essa é a especialidade de uma doceira de Mato Grosso do Sul que trocou a advocacia pela cozinha, seguindo a paixão que herdou da família e encontrou na doçaria um novo propósito de vida.
Aos 53 anos, Carla Rodrigues é natural de Camapuã–MS, formada em Direito e possui pós-graduação em Direitos Humanos. No entanto, foi entre as receitas caseiras de sua família que descobriu a verdadeira paixão que redefiniu sua trajetória.
“Muitas lembranças. Ela fazia doce de mamão com abacaxi, fazia o doce de cajá-manga com banana para esperar os bisnetos. Meu avô que tinha os tachos de melado e ele ia colocando o mamão lá, fazendo o mamão com rapadura mesmo. Tantas delícias que estão no passado e que eu estou tentando trazer para os dias de hoje”, conta Carla.
Depois de deixar Campo Grande em busca de uma vida mais tranquila, Carla Rodrigues e o marido, Vilmar, se instalaram em uma fazenda em Camapuã, a cerca de 140 km da capital. Enfrentando os custos da vida no campo, Carla decidiu transformar as antigas receitas da família em pequenos lotes de doces, começando com apenas 45 potes por mês e dando início a uma nova fase em sua vida.
Quatro anos após iniciar a produção, a doceira expandiu sua cozinha e hoje prepara mais de 50 variedades de doces caseiros, chegando a 1,5 mil potes por mês, sendo que metade deles é dedicada à especialidade da casa: casca de limão-galego com queijo.
“Uma coisa eu te garanto, melhor fazer doce do que ser advogada”, diz com bom humor.
Tradição que atravessa gerações
Carla Rodrigues não aprendeu a arte da doçaria sozinha: além das lições da bisavó, ela também herdou receitas da sogra, Wilma Rodrigues, de 93 anos. Entre os destaques está o doce de mamão, enrolado e costurado, receita que Wilma recebeu de sua própria mãe e que hoje faz parte do cardápio da filha.
“Me sinto com bastante honra de ter capacidade de ensinar ela e ela aceitar eu ensinar. É uma excelente aluna”, afirma a sogra.
Os ingredientes dos doces vêm direto do quintal de Carla. Manga, mamão, goiaba, laranja e limão são transformados em guloseimas caseiras, com a ajuda do marido, Vilmar, e do neto, Pedro, que participam da colheita tomando cuidado com os espinhos das plantas.
“O espinho é doído e ele é compridinho, no outro dia amanhece tudo encaroçado, tudo inflamado. Mas eu fico feliz, estamos aí na caminhada. Vamos indo para a frente, vender mais. Mas tá bom, tá dando certo”, explica Vilmar.
Carla Rodrigues decidiu deixar a advocacia depois que suas duas filhas concluíram a faculdade, e elas também se tornaram peças-chave no crescimento e na divulgação dos doces.
Beatriz, dentista, vendia os produtos aos próprios pacientes, enquanto Thairine, enfermeira, levava os doces aos colegas do posto de saúde onde trabalha, conquistando clientes entre médicos, enfermeiros e outros profissionais da área.
“Minha mãe é uma guerreira. Minha mãe e meu pai, com todas as dificuldades, conseguiram formar eu e minha irmã. Sou muito orgulhosa dos meus pais, muito mesmo”, Thairine conta emocionada.
Para Beatriz, a mãe é um exemplo de inspiração. “Minha mãe é fonte de determinação pra gente, exemplo de família, de tudo”.
Confira a receita
Carla e seu doce de casca de limão-galego com queijo foram destaque em uma reportagem do Globo Rural exibida no domingo (17). A seguir, você aprende o passo a passo para preparar a receita em casa.
Ingredientes
- 1 kg de limão
- 4 litros de água
- 3,5 kg de açúcar
- 1 kg de queijo curado ralado
- 8 ovos
Modo de preparo
Limão:
- Higienize os limões, corte-os ao meio, e os cozinhe por 40 minutos, até a polpa se soltar.
- Depois de esfriar, use uma colher para retirar a polpa.
- Deixe o limão sem a polpa descansando em outro recipiente com água por um dia.
- Coloque as cascas de limão na calda e cozinhe por mais 40 minutos.
Queijo:
- Misture o queijo e os ovos até ter uma massa homogênea.
- Faça bolinhas e cozinhe por 20 minutos na calda, feita usando 1 litro de água e 500 g de açúcar.
- Junção de limão e queijo:
- Faça a calda para o doce pronto usando 1 litro de água com 2 kg de açúcar;
- Coloque as bolinhas de queijo dentro da casca de limão e mergulhe na calda.