• Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

Crise do metanol completa um mês e trabalho integrado intensifica testagem de casos suspeitos

by Política
28/10/2025
in Notícias
Reading Time: 4 mins read
0
Crise do metanol completa um mês e trabalho integrado intensifica testagem de casos suspeitos

Trinta dias após a divulgação dos primeiros nove casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas, em 26 de setembro, autoridades públicas intensificaram medidas de resposta em todo o país. A testagem tornou-se mais ágil, permitindo confirmar ou descartar suspeitas em ritmo acelerado, e hospitais de referência foram estruturados inclusive fora das áreas de contaminação confirmada, em estados das regiões Norte e Centro-Oeste.

Os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) assumiram papel central na detecção dos casos, enquanto vigilâncias sanitárias e forças policiais atuaram em pontos de venda e consumo. A investigação apontou uma origem provável para a contaminação: bebidas falsificadas produzidas com álcool combustível adulterado contendo metanol.

Related posts

Rapper Oruam critica operação policial no Rio e chama ação de “chacina”

Rapper Oruam critica operação policial no Rio e chama ação de “chacina”

2025-10-28T17:53:29-03:000000002931202510
Castro diz a Gleisi que não quis criticar Lula após declaração sobre falta de apoio federal

Castro diz a Gleisi que não quis criticar Lula após declaração sobre falta de apoio federal

2025-10-28T17:43:31-03:000000003131202510

O alerta inicial partiu do Ciatox de Campinas (SP) e levou a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a iniciar as apurações. Vinte dias depois, as investigações revelaram postos de combustíveis no ABC paulista como origem do álcool adulterado. Nesse período, foram registrados 58 casos de contaminação e 15 mortes, a maioria em São Paulo.

Ainda não há confirmação se os casos em Paraná e Pernambuco também estão relacionados às bebidas falsificadas na Grande São Paulo.

Desde o fim de setembro, o Ciatox já atribuía as intoxicações à ingestão de bebidas destiladas adulteradas, consideradas “fora do padrão para o curto período de tempo e também por desviar dos casos até hoje notificados de intoxicação por metanol”. Apesar do alerta, o consumo de bebidas não foi reduzido imediatamente, e o tema só ganhou destaque nacional na semana seguinte, quando estados começaram a mobilizar vigilâncias sanitárias, Procons e polícias.

Ações integradas e confirmações técnicas

Em 7 de outubro, o governo federal criou um comitê de enfrentamento ao problema, anunciou o envio de nova remessa de etanol farmacêutico aos hospitais de referência e adquiriu o antídoto fomepizol, usado no tratamento da intoxicação.

No dia 8, o Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo confirmou que o metanol encontrado em garrafas adulteradas havia sido adicionado artificialmente, em concentração anormalmente alta. No dia seguinte, a Polícia Técnico-Científica implantou um novo protocolo de identificação de bebidas falsificadas, reduzindo o tempo de análise.

O estado conta com dois centros de excelência no monitoramento: o Ciatox de Campinas e o Laboratório de Toxicologia Analítica Forense (Latof) da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

A atuação integrada entre órgãos federais e estaduais permitiu respostas mais rápidas dos laboratórios e reduziu o impacto no comércio, que registrou queda de 5% no consumo de bebidas em setembro, segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Prisões e novas tecnologias

Em 17 de outubro, a Polícia Civil de São Paulo encontrou dois postos de combustíveis de onde saiu o produto adulterado, após rastrear o caso de um homem internado em estado grave na zona sul da capital. Dias antes, os agentes já haviam localizado a distribuidora de bebidas responsável pelo envase dos produtos falsificados.

“O primeiro ciclo foi fechado. Vamos continuar as diligências para identificar a origem de todas as bebidas adulteradas no estado”, afirmou o delegado-geral Artur Dian à Agência Brasil.

Enquanto as investigações prosseguem, universidades desenvolveram soluções tecnológicas para auxiliar na prevenção. Pesquisadores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram o “nariz eletrônico”, capaz de identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas com apenas uma gota.

“O nariz eletrônico transforma aromas em dados. Esses dados alimentam a inteligência artificial que aprende a reconhecer a assinatura do cheiro de cada amostra”, explicou o professor Leandro Almeida, do Centro de Informática, também à Agência Brasil.

Situação atual e medidas legislativas

De acordo com boletim divulgado na sexta-feira (24), há 58 casos confirmados e 50 em investigação, com 635 notificações descartadas. Foram registradas 15 mortes — nove em São Paulo, seis no Paraná e seis em Pernambuco — além de nove óbitos em análise, distribuídos entre Pernambuco (4), Paraná (2), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1) e São Paulo (1). Outras 32 notificações de óbito foram descartadas.

O caso também mobiliza o Poder Legislativo. Em São Paulo, uma CPI será instalada nesta terça-feira para ouvir autoridades estaduais sobre o combate à falsificação de bebidas. Já na Câmara dos Deputados, pode ser votado ainda nesta semana o Projeto de Lei 2307/07, que torna crime hediondo a adulteração de alimentos e bebidas.


Previous Post

Calheiros aposta no esvaziamento do PP de Arthur Lira, apesar da filiação do filho do presidente da Assembleia de Deus

Next Post

Prefeita Nayara Emanuela confirma Tayrone na Festa de Dezembro de Água Branca

Next Post
Prefeita Nayara Emanuela confirma Tayrone na Festa de Dezembro de Água Branca

Prefeita Nayara Emanuela confirma Tayrone na Festa de Dezembro de Água Branca

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • Rapper Oruam critica operação policial no Rio e chama ação de “chacina”
  • Castro diz a Gleisi que não quis criticar Lula após declaração sobre falta de apoio federal
  • Gleisi Hoffmann cobra do Congresso aprovação da PEC da Segurança após operação no Rio
  • Flávio Bolsonaro aciona TCU para barrar empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios
  • Corpo de Bombeiros de Alagoas expulsa militar condenado por estupro de afilhada de 10 anos

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.