Nessa quinta-feira (31), o presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), André Corrêa do Lago, comunicou que uma carta assinada por pelo menos 25 países solicita a transferência da sede do evento, previsto para Belém, Pará, devido aos altos valores das diárias dos hotéis na região.
Marcada para acontecer entre 10 e 21 de novembro no Pará, a Conferência do Clima da ONU tem gerado preocupação entre os países membros, que, segundo André Corrêa do Lago, presidente da COP30, se manifestaram publicamente sobre os altos preços das diárias de hotéis. Em Belém, os valores podem chegar a ser até dez vezes maiores que o normal, conforme relatado por Lago.
Conforme explicou Lago, o governo do Brasil tenta persuadir os estabelecimentos hoteleiros a reduzir os valores das diárias, mas as leis atuais não autorizam a imposição de limites nos preços praticados. “Os esforços continuam, mas eu acredito, talvez, que os hotéis não estejam se dando conta da crise que estão provocando”, explicou.
“Representantes de regiões pediram para tirar a COP de Belém”,declarou durante um evento promovido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros (AIE) em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).
O presidente afirmou que “há um sensação de revolta, sobretudo por parte dos países em desenvolvimento” devido à alta dos preços cobrados.
Conforme revelou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, no início do mês passado o governo federal realizou uma reunião para debater problemas relacionados à hospedagem, com foco nos preços abusivos.