Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 7 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Congresso aprova novas regras para emendas parlamentares
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Congresso aprova novas regras para emendas parlamentares

    2025-03-13T19:50:12-03:000000001231202503
    Fonte: Agência Câmara

    O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (13), o Projeto de Resolução que altera as regras de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares ao Orçamento. A medida foi aprovada na Câmara dos Deputados por 361 votos a favor e 33 contra, e no Senado por 64 votos a 3.

    As mudanças atendem a determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou maior fiscalização sobre o uso das emendas. O texto, relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), estabelece novos critérios para a destinação dos recursos e fixa regras para a aprovação e execução das emendas.

    Principais mudanças

    Remanejamento: O valor das emendas não poderá ultrapassar o montante inicialmente solicitado, salvo em casos de remanejamento dentro do mesmo autor.

    Atas e transparência: Foram estabelecidos modelos padronizados de atas para reuniões que aprovam emendas.

    Emendas de comissões: Agora, essas emendas devem ter caráter institucional e representar interesse nacional ou regional. Fica proibido o repasse para entidades privadas, exceto para ações e serviços públicos de saúde.

    Total das emendas de comissões: Serão permitidas seis emendas para novas despesas e duas para remanejamento, aumentando a flexibilidade na destinação dos recursos.

    Processo de aprovação: As sugestões de emendas devem ser apresentadas às comissões, que nomearão um relator para análise. O relatório aprovado será enviado à Comissão Mista de Orçamento (CMO) e disponibilizado ao público.

    Indicações das emendas: Após a publicação da Lei Orçamentária, os líderes partidários definirão a destinação dos recursos, sendo permitida a indicação por qualquer parlamentar.

    Emendas de bancadas estaduais: Devem ser aprovadas com o apoio mínimo de 3/5 dos deputados e 2/3 dos senadores do estado correspondente.

    Emendas para obras: Projetos para obras deverão identificar com precisão o objeto e não poderão ser executados por múltiplos entes ou entidades, salvo em casos de projetos para regiões metropolitanas.

    Regras para destinação de recursos: As emendas poderão prever repasses para outros estados quando forem projetos de amplitude nacional ou quando houver matriz de uma entidade em um estado distinto do local onde o serviço será realizado.

    Limite de emendas por bancada: Cada bancada poderá apresentar até 11 emendas, sendo três exclusivamente para a continuidade de obras já iniciadas.

    “Emendas Pix”: As emendas individuais de transferência especial, conhecidas como “emendas Pix”, deverão ser destinadas preferencialmente à conclusão de obras inacabadas.

    Admissibilidade de emendas: A CMO poderá estabelecer critérios sobre a aceitação das emendas. O Comitê de Admissibilidade de Emendas deverá divulgar os critérios antes do período de apresentação.

    Prorrogação do mandato da CMO: A atual Comissão Mista de Orçamento terá seu mandato prorrogado até a aprovação da Lei Orçamentária de 2025.

    Impacto da nova resoluçãoCom as mudanças, o Congresso busca maior transparência e controle na aplicação das emendas, respondendo a cobranças do STF e da sociedade. A nova resolução também visa organizar melhor a destinação de recursos, garantindo que as emendas sejam aplicadas de forma eficiente e com maior fiscalização.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.