Fenômeno, formado por fragmentos do Cometa Halley, deve ter pico de até 20 meteoros por hora; lua nova favorece visibilidade
A chuva de meteoros Orionídeas, originada a partir dos detritos deixados pelo Cometa Halley, poderá ser observada em todo o Brasil entre os dias 21 e 23 de outubro, segundo informações do Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O pico de atividade está previsto para as madrugadas de terça (21) para quarta (22) e de quarta (22) para quinta-feira (23). O melhor momento para observação será da meia-noite até o amanhecer, conforme o ON.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional, os meteoros das Orionídeas são rápidos, brilhantes e costumam deixar trilhas luminosas no céu. Eles podem atingir velocidades de até 66 quilômetros por segundo, o que os torna extremamente velozes.
“A boa notícia é que todo o Brasil poderá observar o fenômeno. O radiante em Órion é visível de norte a sul, com ligeira vantagem para as regiões Norte e Nordeste, onde ele aparece mais alto no céu. Mesmo no Sul, o espetáculo está garantido”, afirma De Cicco.
O nome “Orionídeas” vem da constelação de Órion, o Caçador, ponto de onde os meteoros parecem se originar, próximo à estrela Betelgeuse. Ainda assim, os clarões podem ser vistos em qualquer parte do céu.
Este ano, o pico da chuva coincide com a fase de Lua Nova, com apenas 2% de iluminação, o que proporciona céu escuro durante toda a noite e melhora as condições de visualização. Em locais com céu limpo e pouca poluição luminosa, será possível ver de 15 a 20 meteoros por hora.
Como observar o fenômeno
O Observatório Nacional destaca que não é necessário nenhum equipamento especial para acompanhar a chuva de meteoros. O ideal é procurar um local escuro, longe das luzes das cidades, e desligar todas as luzes próximas para garantir melhor adaptação dos olhos à escuridão.
Também é importante que o tempo esteja firme, sem nuvens ou chuva. Com essas condições, os brasileiros poderão apreciar um dos espetáculos naturais mais esperados do ano.