O cão policial Átila, um K9 da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) do Paraná, protagonizou um belo ato de solidariedade ao doar sangue nessa sexta-feira (3/10) para salvar uma cadela gestante que havia sido atropelada.
A transfusão de emergência ocorreu em Cascavel, nas dependências de um laboratório do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG). Após o procedimento, a cadela ficou estável e recebeu os cuidados necessários.
O herói de quatro patas, K9 Átila, tem sete anos de idade e é da raça Pastor Belga Malinois. Ele é um cão policial treinado e especializado na detecção de entorpecentes, armas de fogo e munição.
A doação de sangue para cães e gatos, embora pouco divulgada, é um procedimento que pode salvar a vida de muitos animais domésticos. Para se tornar um doador, o animal passa por uma série de exames para confirmar seu estado de saúde.
Entre os requisitos básicos para a doação estão:
- Não ter recebido transfusão recente;
- Ter idade entre 1 e 7 anos;
- Estar com peso ideal (cães a partir de 25 kg);
- Estar com a vacinação e vermifugação em dia;
- Não possuir histórico de convulsões ou problemas cardíacos.
Tutores interessados em ajudar outros animais podem consultar os procedimentos necessários junto aos bancos de sangue animal ou hemocentros veterinários.