Para deixar clara a minha opinião: “Eu ainda não acredito no duelo JHX x Renan Filho”. Opinião com base numa série de episódios envolvendo os dois. É sabido que na política praticada em Alagoas absolutamente tudo é possível, mas a trégua dos lados opostos deixa um sinal de alerta vermelho – para os apoiadores e dependentes da candidatura de ambos ao Governo do Estado.
É verdade que JHC e Renan Filho tiveram encontros (sim! No plural). É visível que um não fala nem do penteado do outro. É uma relação bem diferente da rivalidade entre Arthur Lira e Renan Calheiros. Esses sim, são rivais e um deles leva vantagem justamente por externar a rivalidade.
Mas… então… o que pode levar JHC e Renan Filho à inevitável disputa pelo Governo do Estado? Uma palavrinha só: COMPROMISSO!!!!!
EXPLICO: É verdade e há testemunhas do fato, do compromisso de JHC apoiar Arthur Lira para o Senado. Neste caso há duas hipóteses que foram discutidas, inclusive com testemunhas importantes no cenário político. A primeira com JHC candidato ao Governo e a segunda possibilidade dele concluir o mandato. Com relação à composição das chapas não precisa entrar neste contexto agora, mas até esse detalhe foi acordado.
Por outro lado, é real e também com testemunhas de peso, que foi firmado o compromisso entre Marcelo Victor, Paulo Dantas, Renan Calheiros e Renan Filho, de que o Governo seria devolvido a Renan Filho, na eleição de 2026. Todos sabem que, como Marcelo Victor não há aliança com acordo quebrado.
E aqui vai o que você precisa saber, que ainda não sabia: Se Renan Filho não for candidato ao Governo Paulo será candidato ao Senado. Seria o preço pela quebra do compromisso. Do outro lado está acordado que, caso Renan Filho seja candidato ao Governo Arthur Lira e Alfredo Gaspar serão os nomes para o Senado.
OU SEJA: o jogo é de alta periculosidade. Nível hard, com os protagonistas ao Governo na pressão para que confirmem os respectivos acertos. E no caso do descumprimento por parte deles, ficará num nível ainda maior, porque o Senado, mesmo com duas vagas em jogo, tem o interesse da maioria.
JHC disse a alguns aliados, como Marx Beltrão, Davi Filho, Eduardo Canuto, Kelmman Vieira e o próprio Arthur Lira, que será candidato ao Governo. Renan Filho também disse ao seu grupo que será candidato ao Governo.
A disputa é o que alimenta a devastada Democracia brasileira. Então, o confronto entre JHC e Renan Filho, caso aconteça, será natural e acirrado. A desistência de um deles, empatados tecnicamente, de acordo com os institutos e “institutos” de pesquisas revela que quem correr do confronto ou não teve coragem ou quebrou o compromisso.
Para JHC e Renan Filho é um CAMINHO SEM VOLTA.
Fonte – AL1 / Wadson Regis













