A Caixa Econômica Federal iniciou, na última segunda-feira (27), o pagamento de mais uma parcela do Programa Pé de Meia, voltado para o enfrentamento à evasão escolar por meio de auxílio financeiro. Cerca de 3,1 milhões de estudantes estão aptos para receber o incentivo.
Eles receberão as parcelas do Programa Pé-de-Meia em conta Poupança CAIXA Tem, aberta automaticamente em seus nomes, com movimentação preferencial pelo app CAIXA Tem. Os pagamentos serão feitos de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do estudante.
Os valores podem ser utilizados de forma prática e segura pelo aplicativo, que também permite solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia, para compras e pagamentos. Quem preferir pode sacar o dinheiro nos terminais de autoatendimento usando identificação biométrica, mesmo sem o cartão.
Informações sobre o programa e pagamentos podem ser consultadas no app Jornada do Estudante (regras, status de pagamentos aprovados ou rejeitados) e nos aplicativos CAIXA Tem ou Benefícios Sociais. Mais detalhes estão disponíveis nos sites do Ministério da Educação e da CAIXA.
A CAIXA atua como agente operador do FIPEM (Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio), responsável pela gestão dos recursos, e como agente financeiro, abrindo as contas e disponibilizando os incentivos indicados pelo Ministério da Educação.
O Pé-de-Meia, instituído pela Lei 14.818/2024, concede incentivos mensais a alunos do Ensino Médio Regular e EJA que cumprirem a frequência escolar e demais regras do Programa. Além das parcelas mensais, há bônus anual de R$ 1.000, condicionado à aprovação no ano escolar, e R$ 200 adicionais para estudantes que comprovarem participação no Enem ao final do 3º ano.













