Em discurso feito na sessão desta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) denunciou mais um caso de corrupção envolvendo o governo federal. “Nem três anos de governo e já temos mais um caso de corrupção envolvendo o governo Lula. Mais de R$ 6 bilhões foram desviados dos aposentados do INSS”, afirmou o parlamentar.
A fala de Cabo Bebeto foi referente à operação da Polícia Federal que investiga um esquema bilionário de fraudes contra beneficiários do INSS. “Sabe aquele dinheirinho que é descontado do salário do aposentado, que muitos nem sabem por quê? Pois é. Vai para o bolso de alguém”, criticou.
A operação cumpriu 211 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária no Distrito Federal e em 13 estados, incluindo Alagoas. “Entre os afastados está o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, nomeado por Lula, o ‘homem mais honesto do mundo’”, ironizou.
De acordo com Cabo Bebeto, os envolvidos poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O deputado também relembrou os desvios do Consórcio Nordeste durante a pandemia da Covid-19. “Nem em um período tão difícil como a pandemia os petistas pararam de fazer o que melhor sabem: roubar!”, afirmou. Agora a Polícia Federal apura o sumiço de R$ 48,7 milhões pagos à empresa Hempcare para a compra de respiradores que nunca foram entregues.
Segundo a imprensa, o montante foi transferido integralmente pela empresa para contas diversas e usado em despesas pessoais, como compra de veículos de luxo, viagens e até mensalidades escolares.
Cabo Bebeto encerrou sua fala afirmando que “o povo precisa definitivamente acordar. Em 2026 teremos eleições e precisamos dar a resposta que é necessária. O Brasil não aguenta mais tanta corrupção do PT”.
Ele ainda mencionou outras denúncias que envolvem ministros do governo atual, como Juscelino Filho (Comunicações), investigado por irregularidades com emendas parlamentares; Carlos Lupi (Previdência Social), citado no esquema do INSS; e Rui Costa (Casa Civil), implicado no escândalo dos respiradores como ex-presidente do Consórcio Nordeste.
Ascom Cabo Bebeto