O Brasil recebeu, nesta semana, mais de 1 milhão de doses da vacina contra a covid-19, em uma nova remessa enviada pela Pfizer. O lote integra um total de 7,4 milhões de doses previstas para os próximos meses e faz parte de um contrato maior, firmado em abril, que assegura o fornecimento de 57 milhões de doses ao país.
O imunizante será distribuído para os 26 estados e o Distrito Federal com o objetivo de reforçar a cobertura vacinal da população. A medida busca garantir o acesso à proteção contra a doença para todos os públicos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o contrato com a Pfizer garante a oferta contínua de vacinas mais atualizadas pelos próximos dois anos. A previsão do Ministério da Saúde é aplicar cerca de 15 milhões de doses em 2025, como parte da estratégia nacional de imunização.
Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, em 2021, o Brasil já aplicou cerca de 570 milhões de doses. Somente em 2024, foram mais de 12 milhões de doses administradas em todo o território nacional.
O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação, especialmente entre os grupos prioritários, para manter a proteção contra as formas graves da doença.