Em mais um passo estratégico para ampliar a presença do Brasil no mercado turístico asiático, o ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve nesta segunda-feira (21) em Tóquio, onde se reuniu com o ministro japonês da Infraestrutura, Transporte e Turismo, Hirosama Nakano. O encontro teve como objetivo principal consolidar a cooperação entre os dois países no setor turístico.
A agenda, realizada na capital japonesa, sinaliza a retomada de um diálogo iniciado em 2012, com a assinatura de um memorando de entendimento que agora deverá ganhar novo fôlego. A expectativa é que, já em maio, seja formalizado um plano de trabalho conjunto, com ênfase no turismo sustentável, no ecoturismo e na troca de experiências institucionais.
“A reunião com o ministro foi fundamental para estreitarmos laços e avançarmos em ações concretas que irão beneficiar o aumento do fluxo turístico entre os dois países”, afirmou Sabino, destacando o papel do encontro para promover conexões práticas e duradouras entre os mercados. “Tivemos aqui a confirmação de que poderemos avançar em vários campos”, completou.
A movimentação turística entre Brasil e Japão tem apresentado sinais positivos. O número de visitantes japoneses em território brasileiro cresceu de 42.341 em 2023 para 61.129 em 2024, fazendo com que o Japão subisse da 21ª para a 18ª posição no ranking de países emissores. Só nos primeiros três meses de 2025, 15.491 turistas japoneses já desembarcaram no Brasil.
“Estamos trabalhando para dar um salto importante nesses números e nossa reunião com o ministro Nakano foi fundamental para que possamos alcançar nossos objetivos”, concluiu Sabino.