A retirada do ônibus que caiu em uma ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi retomada na manhã desta quarta-feira (25) por uma equipe composta por 16 bombeiros e funcionários da empresa responsável pelo guincho. A operação começou às 8h e, segundo o Corpo de Bombeiros, deve ser concluída até o pôr do sol, apesar das dificuldades enfrentadas no local.
O trabalho tem sido dificultado pelas condições climáticas adversas, como neblina e chuva, que prejudicaram o andamento da ação nas primeiras horas do dia. Além disso, a posição do veículo e o acúmulo de pedras na área complicam ainda mais o resgate da estrutura.
“Tivemos dificuldades com o tempo sim, mas a operação está acontecendo. Ainda hoje poderemos concluir. Tem muitas pedras e precisamos ainda girar o ônibus”, explicou o tenente Alex, do Corpo de Bombeiros, em entrevista ao portal TNH1. Segundo ele, será necessário alterar a posição do veículo para que o guincho consiga içá-lo pela parte frontal, erguendo-o por cerca de 150 metros.
Relembre o acidente
O ônibus envolvido no acidente transportava 48 passageiros e despencou de uma ribanceira de mais de 400 metros de altura no dia 24 de novembro do ano passado. A tragédia deixou 20 mortos e dezenas de feridos, muitos dos quais ainda enfrentam sequelas graves.
De acordo com o relatório policial, o veículo apresentou falha mecânica durante a descida da serra, o que teria causado a perda de controle e consequente queda.
A retirada do ônibus é uma etapa fundamental para a finalização das investigações e para oferecer alguma medida de encerramento simbólico às famílias das vítimas.