O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) registrou 143 incêndios em veículos de diferentes portes em 2025, um aumento de 130% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 62 ocorrências. Os dados do sistema de Gestão Operacional Fênix incluem automóveis de passeio, de carga, coletivos e motocicletas.
De janeiro até 12 de setembro, os casos envolveram 88 carros de passeio, 28 caminhões, 8 motocicletas, 8 ônibus e 11 veículos de outros tipos. No mesmo período do ano passado, foram registrados 44 automóveis de passeio, 3 de carga, 5 motocicletas, 4 coletivos e 6 de outros tipos.
Segundo o CBMAL, falhas no sistema elétrico, como curtos-circuitos, além de vazamentos de combustível ou óleo e superaquecimento do motor, estão entre as principais causas. A falta de manutenção preventiva, a instalação inadequada de acessórios elétricos e o acúmulo de sujeira também contribuem para o aumento do risco.
Com a proximidade das festas de fim de ano e o maior fluxo de veículos nas estradas, os bombeiros alertam para cuidados básicos de prevenção: manter a revisão em dia, evitar fumar dentro do carro, não sobrecarregar tomadas com adaptadores de energia e portar extintor em boas condições. Em caso de cheiro de queimado ou fumaça, a orientação é estacionar em local seguro, desligar o motor e acionar os serviços de emergência.
