Mais de 5 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social vão contar com um alívio financeiro extra em agosto. Além do valor tradicional do Bolsa Família, os beneficiários também receberão o Auxílio Gás, no valor de R$ 108, equivalente à média nacional do preço do botijão de 13kg. O repasse será feito a partir do dia 18 de agosto, seguindo o calendário escalonado conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
O Auxílio Gás é pago a cada dois meses e tem como objetivo compensar integralmente o custo do gás de cozinha. O valor é definido com base na média nacional dos últimos seis meses, calculada e divulgada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
O primeiro depósito ocorrerá no sábado, 16 de agosto, para os beneficiários com NIS final 1 e 6, já que o dia 18 cai em uma segunda-feira. A antecipação segue a prática adotada pela Caixa Econômica Federal em meses com início de pagamento em dias úteis.
Além disso, em municípios com estado de emergência reconhecido, como em algumas regiões do Rio Grande do Sul, os repasses do Bolsa Família e do Vale Gás serão unificados no dia 18, independentemente do final do NIS.
Confira abaixo o calendário de agosto do Bolsa Família e Auxílio Gás:
- NIS final 1: 18/08
- NIS final 2: 19/08
- NIS final 3: 20/08
- NIS final 4: 21/08
- NIS final 5: 22/08
- NIS final 6: 25/08
- NIS final 7: 26/08
- NIS final 8: 27/08
- NIS final 9: 28/08
- NIS final 0: 29/08
A partir de 5 de agosto, os beneficiários poderão verificar se foram contemplados com o Vale Gás por meio dos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem, telefones 111 (Caixa) e 121 (Ministério do Desenvolvimento Social) e Portal Cidadão Caixa.
No aplicativo Caixa Tem, basta fazer login com CPF e senha, acessar a aba “Extrato” e procurar o campo “AUX GÁS” para visualizar o valor e a data do pagamento.
A seleção dos beneficiários é feita automaticamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), com base nos dados do Cadastro Único (CadÚnico). Para continuar recebendo o benefício, é essencial manter o cadastro atualizado.
Entre os critérios exigidos estão estar com cadastro ativo no CadÚnico; ter renda familiar per capita de até R$ 706,00 (meio salário mínimo em 2025). O benefício também dá prioridade para famílias com Benefício de Prestação Continuada (BPC), mulheres chefes de família, maior número de integrantes, em situação de extrema pobreza ou que residam em áreas afetadas por desastres naturais.
O saque dos benefícios pode ser feito com o cartão social, pelo aplicativo Caixa Tem, em casas lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal.