O Banco Central (BC) anunciou que fará nesta terça-feira (29) um leilão de linha, modalidade que envolve a venda de dólares com compromisso de recompra, com valor máximo de até US$ 1 bilhão. Conforme comunicado divulgado na noite de segunda-feira (28), as transações terão liquidação prevista para o dia 4 de agosto.
Nos últimos meses, o Banco Central tem conduzido leilões de linha com frequência para renovar os compromissos cambiais que vencem no início de cada mês. Na operação desta terça-feira (29), a taxa de câmbio aplicada será a do boletim Ptax das 10h, enquanto a recompra dos dólares vendidos está programada para ser liquidada em 4 de novembro.
A iniciativa de vender dólares tem como finalidade assegurar a oferta adequada da moeda no mercado, prevenindo pressões excessivas sobre a cotação do dólar em relação ao real diante de uma possível alta na demanda.
A Ptax é a principal taxa de referência usada no mercado cambial brasileiro para determinar a cotação do real em relação ao dólar. O nome vem da antiga transação PTAX800, do Sistema do Banco Central (Sisbacen), que por muitos anos foi a ferramenta mais acessada pelo público para consultar as taxas de câmbio oficiais.
Embora a transação PTAX800 tenha sido descontinuada em 1º de setembro de 2014, o nome Ptax foi mantido no novo sistema, devido ao seu amplo reconhecimento e uso consolidado entre os participantes do mercado cambial.