• Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

BC eleva para 2% previsão de alta do PIB em 2023 e reduz chance de estouro da meta de inflação a 61%

by Política Alagoana
30/06/2023
in Notícias
Reading Time: 4 mins read
0
BC eleva para 2% previsão de alta do PIB em 2023 e reduz chance de estouro da meta de inflação a 61%

O Banco Central elevou de 1,2% para 2% sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A informação consta do relatório de inflação do segundo trimestre, divulgado nesta quinta-feira (29).

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.

Related posts

JHC e Rodrigo Cunha recebem investidores para tratar do BRT em Maceió

JHC e Rodrigo Cunha recebem investidores para tratar do BRT em Maceió

2025-05-13T08:49:01-03:000000000131202505
Alagoas tem a 6ª maior taxa de homicídios do Brasil em 2023, revela Atlas da Violência

Alagoas tem a 6ª maior taxa de homicídios do Brasil em 2023, revela Atlas da Violência

2025-05-13T08:31:26-03:000000002631202505

O aumento na projeção ocorre após a divulgação do resultado do PIB do primeiro trimestre, que apontou expansão de 1,9%, na comparação com os três últimos meses do ano passado. O resultado ficou acima das expectativas de economistas.

Apesar do aumento, a projeção do BC para o crescimento da economia brasileira neste ano está abaixo do mercado financeiro – que vê uma alta de 2,18% para o PIB em 2023.
Mesmo com a alta, o resultado para o PIB desse ano estimado pelo BC ainda representa desaceleração em relação ao patamar do ano passado – quando a expansão foi de 2,9%. E também frente ao ano de 2021, que apresentou um crescimento de 5%.
“Apesar da alta na estimativa para a variação anual, a projeção continua refletindo um cenário prospectivo de desaceleração da atividade econômica em 2023 sob influência da diminuição do ritmo de crescimento global e dos impactos cumulativos da política monetária doméstica [taxa de juros elevada]”, informou o BC no relatório de inflação.
Para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Banco Central reduziu sua estimativa para 2023, de 5,8%, em março deste ano, para 5% neste mês.

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para esse ano é de 3,25% e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

“Em termos de probabilidades estimadas de a inflação ultrapassar os limites do intervalo de tolerância, destaca-se, no cenário de referência, a redução da probabilidade de a inflação ficar acima do limite superior em 2023, que passou de cerca de 83% no relatório anterior [de março] para 61% neste relatório”, acrescentou o Banco Central.
O mercado financeiro estimou, na semana passada, que a inflação medida pelo IPCA somará 5,06% nesse ano.

Para 2024, a projeção do BC para o IPCA recuou de 3,6%, em março, para 3,4% no documento divulgado hoje. A meta de inflação do próximo ano é de 3%, e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Já para o ano de 2025, a estimativa de inflação do Banco Central caiu de 3,2% para 3,1%. Para aquele ano, a meta de inflação é de 3%, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Terceiro ano seguido de estouro

Se confirmado não atingimento da meta em 2023, este será o terceiro ano seguido de estouro.

Em 2021, a inflação oficial somou 10,06%, maior alta desde 2015, e ficou bem cima do teto da meta para 2021, que era de 5,25%.
No ano passado, o IPCA somou 5,79%, também acima do teto do sistema de metas, que era de 5% em 2022.
As metas de inflação baseiam as decisões do Banco Central sobre a taxa de juros. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o Banco Central pode reduzir o juro básico da economia.

Atualmente, a taxa Selic está em 13,75% ao ano, maior patamar em seis anos e meio, para conter pressões inflacionárias e tentar trazer a inflação de volta às metas pré-definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Nesta quarta-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai discutir na próxima reunião, marcada para esta quinta, uma possível mudança no modelo das metas de inflação.

O modelo adotado hoje é de ano-calendário. Ou seja, o CMN define uma meta de inflação para cada ano. Haddad tem defendido que a meta seja contínua, não limitada ao período de um ano.

A maioria dos integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom), colegiado formado pelo presidente e diretores do Banco Central, responsável por fixar os juros básicos da economia, avaliou nesta semana que a continuidade da queda da inflação, e seu impacto sobre as expectativas do mercado para o IPCA, pode possibilitar uma queda dos juros no começo de agosto.
Até o momento, a previsão do mercado é justamente de que os juros comecem a recuar em agosto, quando passariam para 13,50% ao ano. Para o fim deste ano, a previsão é que que a Selic cai para 12,25% ao ano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem pressionado o Banco Central a iniciar o processo de redução da taxa básica de juros da economia, e critica o efeito de juros altos sobre o crescimento da economia e a geração de empregos. Na semana passada, em transmissão pela internet, Lula voltou a pressionar pela queda de juros.
Fonte – G1

Previous Post

Servidores rejeitam proposta do governo e cobram reajuste de 5,79% em julho

Next Post

Penedo se destaca com programa OxeTech, impulsionando o setor tecnológico e inovador na região

Next Post
Penedo se destaca com programa OxeTech, impulsionando o setor tecnológico e inovador na região

Penedo se destaca com programa OxeTech, impulsionando o setor tecnológico e inovador na região

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • JHC e Rodrigo Cunha recebem investidores para tratar do BRT em Maceió
  • Alagoas tem a 6ª maior taxa de homicídios do Brasil em 2023, revela Atlas da Violência
  • Ronaldo Lessa assume interinamente o Governo de Alagoas até 30 de maio
  • Virgínia Fonseca confirma presença para depor à CPI das Bets nesta terça
  • Deputado Paulão entrega 200 kits da agricultura familiar em Maribondo

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.