Na noite dessa segunda-feira (8), Darren Beattie, subsecretário de Estado dos EUA para Diplomacia Pública, usou o X (antigo Twitter) para atacar o ministro Alexandre de Moraes. No post, garantiu que o governo de Donald Trump seguirá adotando “as medidas cabíveis” contra o integrante do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, publicou Beattie.
Em julho, Washington decidiu mirar diretamente em Alexandre de Moraes: o Departamento do Tesouro anunciou restrições financeiras contra o ministro do STF. A medida foi sustentada pela chamada Lei Magnitsky, mecanismo legal que dá aos EUA o poder de impor sanções globais a quem considere envolvido em corrupção ou abusos de direitos humanos.













