• Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

Arthur Lira é cotado para disputar o Senado

by Política Alagoana
22/10/2023
in Notícias
Reading Time: 4 mins read
0
Arthur Lira é cotado para disputar o Senado

Embora distantes, as eleições para o Senado já são tema de estratégias e articulações em Alagoas. São duas vagas – hoje preenchidas por Renan Calheiros (MDB) e Rodrigo Cunha (Podemos) –, que no pleito geral, pode ganhar um outro nome de peso na disputa. Nos corredores da Câmara dos Deputados, o atual presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP), tem demonstrado cada vez mais interesse em ser candidato a senador.

Além de adversários históricos, Lira e Calheiros comandam os dois maiores partidos do estado. Ambos figuram entre as lideranças mais destacadas do país e tem acumulado muita influência no cenário local, com destaque para a queda de braço que têm travado no campo municipalista.

Related posts

Bolsonaro critica postura de Janja na China e se opõe à regulamentação das redes sociais

Bolsonaro critica postura de Janja na China e se opõe à regulamentação das redes sociais

2025-05-14T16:18:49-03:000000004931202505
Hugo Motta diz que decisões devem ser coletivas e evita comentar projeto de anistia do 8 de janeiro

Motta critica decisão do STF sobre caso Ramagem e pede julgamento pelo plenário da Corte

2025-05-14T14:24:00-03:000000000031202505

Na última semana, Arthur Lira e Renan Calheiros foram destaque em material jornalístico do jornal O Globo, que também tratou das eleições para 2026. Em Alagoas, Lira e Calheiros continuam exercendo forte influência nas prefeituras e participam cada vez mais das agendas de entrega de obras e liberação de recursos para os seus respectivos aliados.

Naturalmente, ambos ainda não falam abertamente das eleições em 2026, já que estão preparando cada vez mais o terreno para o pleito municipal do próximo ano. Na leitura da cientista política Luciana Santana, o que acontecer nas eleições do ano que vem deve ser decisivo na formação de chapa de 2026.

“A disputa de 2026 depende também do resultado eleitoral de 2024. É claro que a vitória [de JHC] na capital está quase consolidada, acho muito difícil se alterar, mesmo que possa vir a ter um segundo turno. Mas a gente também tem que ver qual é o capital político dos grupos no Estado, essa distribuição territorial do poder”.

Santana acredita que as vagas devem ficar com Lira e Calheiros. Rodrigo Cunha (Podemos/AL) também tem seu mandato encerrado em 2026. Como atualmente compõe o grupo aliado de Lira, pode abrir mão e buscar espaço em outra Casa.

“Acho que há boas chances de que o grupo, que é um grupo de Rodrigo Cunha e Artur Lira, tenha uma vaga no Senado e Renan Calheiros se mantenha como senador. E aí, claro, passa-se a ver qual seria a composição, ou pelo menos as opções de composição para uma disputa no Estado, do governo do Estado”, avalia.

Com JHC em plena articulação para o Governo de Alagoas, fica a dúvida de quem será o representante do MDB à sucessão de Paulo Dantas.

“Eu, olhando hoje, sem pensar em acordos que eles estão construindo, seria o mais provável era que Renan Filho disputasse, já que ele ainda teria ali quatro anos à frente de mandato, então ele não perderia a cadeira, o que não acontece no caso de Renan Calheiros se ele disputar o Governo do Estado. Então acho que nessa composição aí, acredito que Renan Calheiros e Artur Lira têm a maior chance de ocupá-las nessa disputa em 2026”.

Com Arthur e Renan, espaço para outros candidatos inviabiliza

Com Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP) na disputa as vagas ao Senado, a cientista política Luciana Santana, acredita que dificilmente haverá espaço para outros candidatos.

“Como o Arthur Lira e o Rodrigo [Cunha, Podemos] pertencem a um mesmo grupo, acho muito difícil que esse mesmo grupo domine duas vagas. Então, ali é um ou outro nessa correlação de forças. E pensando no Artur Lira, que ocupou a presidência da Câmara dos Deputados por dois mandatos e toda a força política que ele tem em Alagoas, acredito que numa disputa do grupo, quem seria o nome, acho que Lira, com certeza, seria o nome mais cotado. Agora, claro, nessa situação, e aí é definição mesmo dos cargos, quem vai disputar o que, acredito que sendo Lira o escolhido, nesse caso caberia ir ao Rodrigo Cunha tentar o mandato como deputado e aí claro acho que ele tem boas chances de ser eleito como deputado”.

Vale lembrar que nos últimos pleitos em que havia duas vagas em disputa para o Senado, a segunda vaga acaba ficando para um nome com menos evidência, contrariando a polarização. Afinal de contas, cada eleitor vota duas vezes para senador, e o segundo voto raramente é destinado ao maior adversário do candidato preferido.

Em 2010, por exemplo, Heloísa Helena e Renan Calheiros apareciam como grandes rivais, enquanto Benedito de Lira ganhou o segundo voto de muitos eleitores dos dois, e acabou sendo eleito com facilidade.

Na hora de renovar o mandato, Benedito de Lira já vinha com mais destaque. Os nomes que detinham os mandatos também polarizaram o debate Lira versus Calheiros (que está cada vez mais vivo). E Rodrigo Cunha surgiu como uma alternativa descolada dos dois, sendo eleito com o segundo voto do eleitor.

Resta saber se com esses dois gigantes do cenário nacional colocando o nome na disputa aqui no Estado, vai surgir um terceiro nome para tentar a sorte como segundo voto da preferência dos eleitores.

Obviamente, o senador Rodrigo Cunha tem se mostrado como um candidato natural à reeleição, mas este cenário pode mudar com a posição do prefeito de Maceió, JHC (PL), que já deixou no ar que o senador pode ser o seu vice na eleição do ano que vem.

No ano passado, Rodrigo foi candidato ao governo de Alagoas, chegou a estar no segundo turno, mas perdeu a eleição para o atual chefe do Poder Executivo, Paulo Dantas (MDB), que em 2026 não poderá mais ser candidato à reeleição, já que assumiu o governo – por meio de eleição na Assembleia Legislativa do Estado – no ano passado. E, claro, em 2026, Dantas não pretende apenas deixar o governo.
Fonte – Tribuna Hoje

Previous Post

Senador Renan Calheiros faz comentário explosivo sobre parecer da Prefeitura de Maceió sobre compra do Hospital da Cidade

Next Post

Escolas têm “turmas fantasmas” para desvio de verba em Maravilha

Next Post
Escolas têm “turmas fantasmas” para desvio de verba em Maravilha

Escolas têm “turmas fantasmas” para desvio de verba em Maravilha

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • Bolsonaro critica postura de Janja na China e se opõe à regulamentação das redes sociais
  • Motta critica decisão do STF sobre caso Ramagem e pede julgamento pelo plenário da Corte
  • Pavimentação avança em Joaquim Gomes com apoio do Governo de Alagoas
  • Ufal enfrenta colapso financeiro e reitoria alerta: “O tempo está se esgotando”
  • Velório de Pepe Mujica será estendido para aguardar chegada do presidente Lula

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.