A Prefeitura lançou, nesta quarta-feira (17), a CIDA, uma assistente virtual que já está disponível para a população por meio do WhatsApp. Com a novidade, os cidadãos podem acessar informações e serviços públicos diretamente pelo celular, sem precisar enfrentar filas ou se deslocar até órgãos municipais.
Basta enviar uma mensagem para o número (82) 97604-5269 e ter, em poucos segundos, serviços de Saúde, Educação, Limpeza Pública, Iluminação, Tributos e outros setores da Administração Pública.
O projeto de modernização, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão Pública a pedido do prefeito Luciano Barbosa, tem como objetivo reduzir a burocracia, agilizar o atendimento e tornar os serviços públicos ainda mais acessíveis. O WhatsApp foi escolhido por ser a plataforma de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, garantindo amplo alcance e inclusão digital.
“Essa é uma ferramenta para aproximar ainda mais a prefeitura dos arapiraquenses, onde a gente coloca a tecnologia a serviço do cidadão. A ‘CIDA’ representa modernidade e praticidade e garante que a população tenha serviços da prefeitura na palma da mão”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.
O projeto foi planejado e executado com a participação de servidores da própria prefeitura, considerados referência na modernização administrativa. Além disso, equipes de diferentes secretarias foram capacitadas para operar e manter o serviço em funcionamento.
Segundo o secretário Municipal de Gestão Pública, Yale Fernandes, a CIDA vai além de um simples canal de mensagens. “É um modelo inovador de atendimento público, que vai facilitar o acesso à informação e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Por isso a partir de hoje, qualquer pessoa pode resolver demandas básicas sem sair de casa. Isso vai facilitar a vida da população e otimizar o trabalho dos servidores”.
O secretário Municipal de Orçamento e Planejamento, Thomaz Wanderley, também comentou sobre o lançamento da assistente virtual e lembrou que essa é apenas a primeira etapa de serviços que estarão disponíveis na plataforma. “Esse é apenas o começo. A CIDA vai crescer e se transformar junto com as necessidades da população, tornando Arapiraca uma cidade cada vez mais conectada e moderna”.
Se liga nos serviços que estarão disponíveis na CIDA nessa primeira etapa:
Educação:
Consulta da escola mais próxima;
Emissão de declaração de matrícula;
Emissão de declaração de frequência;
Agendamento de visita à Secretaria de Educação.
Saúde:
Agendamento de consulta de atendimento (pré-natal).
Serviços Públicos:
Solicitação de Recolhimento de Entulho;
Solicitação de Remoção de Animal Morto;
Solicitação de Supressão de Árvore;
Solicitação de Capina de Rua;
Solicitação de Coleta Domiciliar;
Solicitação de Coleta Zona Rural;
Solicitação de Conserto de Lâmpada (acesa 24 hs);
Solicitação de Conserto de Lâmpada (apagada);
Solicitação de Recolhimento de Galho.
Fazenda:
2ª Via de Boletos/DAM;
Emissão de certidões;
Consulta de Cadastro Imobiliário (BCI);
Demonstrativo Financeiro;
Consulta de Cadastro Geral (CPF/CNPJ).
Informações Gerais:
Endereço de órgãos públicos;
Horários de atendimento;
Telefones úteis;
Notícias e informações públicas.
Fonte: Assessoria