Líderes de partidos do Centrão avaliam que a bancada bolsonarista possui atualmente votos suficientes para aprovar na Câmara uma anistia a condenados pelos eventos de 8 de janeiro. Segundo cálculos de duas importantes lideranças do PP e do Republicanos, os apoiadores da medida já contariam com “mais de 300 votos”, número superior aos 257 necessários para aprovação.
A projeção dessas lideranças é mais otimista que a do próprio líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), que estima dispor atualmente de 278 votos favoráveis à anistia.
O tema está sendo discutido por meio de projeto de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), com relatoria de Paulinho da Força (Solidariedade-SP). O relator, no entanto, tem defendido que a proposta seja denominada “PL da Dosimetria” e se limite a tratar da redução de penas dos condenados pelo STF.
Diante do andamento dos trabalhos, parlamentares bolsonaristas informaram que, durante a votação, tentarão aprovar um substitutivo para que o texto inclua expressamente uma anistia ampla, geral e irrestrita.













