A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) emitiu um alerta urgente, nesta segunda-feira (6), após identificar uma nova tentativa de golpe envolvendo o nome do órgão. Desta vez, os golpistas estão mirando academias de musculação da capital, utilizando e-mails falsos para tentar extorquir empresários com ameaças de multas e suspensão de alvarás.
De acordo com a Visa, os criminosos enviam mensagens que simulam notificações oficiais, alegando que o estabelecimento possui irregularidades no alvará sanitário e uma taxa em aberto. No texto, os golpistas afirmam que o não pagamento da suposta pendência pode resultar em multa de R$ 15 mil, suspensão imediata das atividades e até processos judiciais.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA NÃO ENVIA E-MAILS
A autarquia reforça que não envia e-mails, mensagens de WhatsApp ou realiza ligações telefônicas para tratar de pendências ou denúncias.
“Todo o trabalho de fiscalização das equipes da Vigilância Municipal, que envolve a identificação de irregularidades e definição de prazos para ajustes e penalidades, é realizado no próprio local onde é feita a fiscalização”, reforça o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.
Ainda segundo ele, qualquer notificação sobre irregularidades sanitárias é entregue no local da inspeção, e nunca por meio eletrônico. A orientação é que nenhum empresário realize pagamentos ou forneça dados pessoais caso receba mensagens suspeitas.
Fonte – AL24h