A Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma operação nesta terça-feira (5) contra uma quadrilha especializada na falsificação e comércio ilegal de medicamentos. A ação, realizada simultaneamente em 12 estados, incluindo Alagoas, teve como alvo a produção clandestina de substâncias como anabolizantes e emagrecedores, vendidos sem controle ou receita médica.
Durante a operação, foram mobilizados 255 grupos para cumprir 85 mandados de busca domiciliar e 35 de prisão preventiva, realizados em várias cidades de São Paulo e de outros 11 estados brasileiros. O grupo atuava por meio de uma empresa não autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conforme as informações, os integrantes vendiam medicamentos diretamente aos consumidores, sem exigir receita médica.
De acordo com o delegado Ronald Quene, que coordena a ação, a organização criminosa movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos. “As equipes se deslocaram às 6h, logo após uma reunião de alinhamento, para o cumprimento dos mandados de busca e prisões temporárias”, afirmou.
Além de Alagoas, a operação também acontece no Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.