Com foco no combate à violência de gênero, a Polícia Civil de Alagoas iniciou nesta sexta-feira (1º) a Operação “Shamar”, que cumpre 32 mandados de prisão em várias cidades do estado. A ação faz parte da campanha “Agosto Lilás” e reforça a repressão a crimes como feminicídio e agressões contra mulheres.
Tipificados pela Lei Maria da Penha, os crimes atribuídos aos suspeitos vão de estupro e abuso sexual de vulneráveis a ameaça, lesão corporal, violência doméstica e feminicídio.
À frente da ofensiva contra a violência de gênero, o delegado-geral Gustavo Xavier lidera a operação, que tem coordenação da delegada Ana Luiza Nogueira, encarregada pelas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher.
Até o momento, 16 pessoas já foram presas na operação, que conta com a participação de diversas forças policiais e o apoio da Operação Aérea da Secretaria de Segurança Pública.
As ações estão sendo realizadas em Maceió, Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, com a atuação conjunta de equipes da DEAM, DEACLE, CORE, DRACCO, SAER, DCCCA, OPLIT e outras delegacias especializadas e distritais.