Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 7 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Bolsonaro critica rapidez do STF em marcar julgamento em que saberá se virará réu após denúncia da PGR
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Bolsonaro critica rapidez do STF em marcar julgamento em que saberá se virará réu após denúncia da PGR

    2025-03-13T19:52:02-03:000000000231202503
    Jair Bolsonaro durante posse de Javier Milei, novo presidente da Argentina. Foto: ALEJANDRO PAGNI - 10.dez.2023/AFP

    O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou nas redes sociais nesta quinta (13) sobre a celeridade na marcação do julgamento para saber se virará réu após denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua declaração, Bolsonaro comparou o andamento de processos semelhantes em outros países e questionou a rapidez com que o caso contra ele e outras 33 pessoas foi pautado para julgamento.

    “Nos EUA, a perseguição contra Donald Trump e as ridículas acusações de ‘insurreição’ levaram quase 5 anos para serem convertidas em denúncia formal – e depois foram reduzidas a pó pela escolha soberana do povo americano. Tudo correu na primeira instância, com uma breve consulta à Suprema Corte sobre matéria constitucional”, afirmou o ex-presidente.

    Bolsonaro também mencionou a Alemanha, onde, segundo ele, um processo semelhante a seu caso segue tramitando lentamente na primeira instância. “Em outros países, como a Alemanha, onde o uso do direito como arma política ainda causa escândalo, um processo com o mesmo tema – envolvendo suspeitas realmente sérias sobre um grupo acusado de planejar um golpe de Estado em 2022 – continua tramitando na primeira instância e deve levar anos até ser encerrado, com uma decisão final”, disse.

    O ex-presidente criticou a agilidade do julgamento no Brasil, ressaltando a morosidade do sistema judiciário em outros casos. “Mas no Brasil, que tem a 30ª justiça mais lenta do mundo, segundo o Banco Mundial; o judiciário mais caro do mundo, segundo diversas fontes; que não está nem entre os 70 melhores no ranking global de Estado de Direito; e que só supera a Venezuela em imparcialidade… Mas nesse Brasil de índices que impressionam negativamente, um inquérito repleto de problemas e irregularidades contra mim e outras 33 pessoas está indo a julgamento em apenas 1 ano e 1 mês (de 8 de fevereiro de 2024 a 25 de março de 2025). É impressionante!”

    Por fim, Bolsonaro sugeriu que a rapidez no andamento do processo pode estar relacionada ao cenário político e sua posição nas pesquisas eleitorais. “Parece que o devido processo legal, por aqui, funciona na velocidade da luz. Mas só quando o alvo está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto para Presidente da República nas eleições de 2026”, concluiu.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.