Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 7 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Governo brasileiro reage a tratamento degradante de deportados pelos EUA
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo brasileiro reage a tratamento degradante de deportados pelos EUA

    2025-01-27T08:09:16-03:000000001631202501

    O governo brasileiro manifestou indignação e anunciou medidas diplomáticas após relatos de tratamento degradante dispensado a 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), os cidadãos chegaram a Manaus (AM) na última sexta-feira (24) algemados nos pés e nas mãos, em flagrante violação de acordos bilaterais que preveem tratamento digno e respeitoso aos repatriados.

    O caso levou o chanceler Mauro Vieira a se reunir com autoridades brasileiras, incluindo o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional. Após a reunião, o MRE anunciou que pedirá esclarecimentos formais ao governo norte-americano, destacando a gravidade dos episódios relatados.

    Ações em Manaus e resposta brasileira
    O voo fretado pelos Estados Unidos deveria levar os deportados diretamente a Belo Horizonte, mas foi forçado a pousar em Manaus devido a problemas técnicos, incluindo falha no sistema de ar condicionado da aeronave. Ao desembarcarem, os brasileiros foram imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, seguindo orientação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

    Ainda no aeroporto de Manaus, os passageiros receberam suporte da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal. Foram disponibilizados alimentos, água, colchões e banheiros com chuveiros na área restrita do terminal. No dia seguinte, o grupo seguiu viagem em uma aeronave da FAB, aterrissando em Belo Horizonte às 21h10 de sábado (25).

    A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, esteve no aeroporto de Confins para recepcionar os brasileiros. Dentro da aeronave, ela reafirmou o compromisso do governo em defender os direitos humanos. “Os países podem ter suas políticas migratórias, mas nunca devem violar os direitos humanos de ninguém, especialmente de crianças. Bem-vindos ao nosso país, bem-vindos a Minas Gerais”, declarou.

    Quebra de acordo e pedido de explicações
    Em nota oficial, o MRE criticou duramente o uso indiscriminado de algemas e correntes, além das condições precárias da aeronave. “O uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados. O governo brasileiro considera inaceitável que as condições acordadas com o governo norte-americano não sejam respeitadas”, afirmou o ministério.

    Desde 2018, o Brasil tem aceitado voos de repatriação para reduzir o tempo de permanência de brasileiros em centros de detenção nos EUA por imigração irregular. Contudo, o caso recente acendeu um alerta sobre a necessidade de monitorar mudanças nas políticas migratórias norte-americanas.

    Transporte pela FAB como ato de soberania
    Por determinação do presidente Lula, os deportados foram transportados de Manaus a Belo Horizonte em uma aeronave KC-30 da FAB, reforçando a posição do governo brasileiro em garantir soberania e respeito aos direitos de seus cidadãos. “Nenhuma autoridade estrangeira pode determinar o tratamento de brasileiros em nosso território”, afirmou uma fonte do governo.

    O episódio reacendeu o debate sobre políticas migratórias e direitos humanos, com o Brasil deixando claro que não aceitará desrespeito a seus cidadãos, independentemente das circunstâncias. O pedido de explicações ao governo dos EUA será acompanhado de perto, como parte do compromisso de proteger a dignidade dos brasileiros no exterior.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.