Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 7 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Lira lamentou ausência de Dantas em evento com ministro do Turismo para discutir “Caso Braskem”
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lira lamentou ausência de Dantas em evento com ministro do Turismo para discutir “Caso Braskem”

    2023-12-19T08:59:18-03:000000001831202312

    Ao falar com a imprensa, durante o evento em que esteve presente o Ministro do Turismo, Celso Sabino, para discutir os efeitos do Caso Braskem no turismo de Maceió, o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira (Progressistas), lamentou a ausência do governador Paulo Dantas (MDB) no encontro, que ainda envolveu outros membros da bancada federal de Alagoas, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), e representantes do trade turístico, como Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

    Lira foi indagado – por jornalistas – se não seria importante a presença de Dantas naquele encontro. Ele respondeu: “Perfeitamente. Ontem (sexta-feira passada) mesmo eu falei com o governador”. O presidente da Câmara dos Deputados destacou que ainda há outros temas que devem ser tratados com Paulo Dantas, como a questão envolvendo os recursos da outorga da concessão de saneamento e abastecimento de água na Região Metropolitana.

    “Nós temos outras demandas com o governo do Estado, que é em relação com a água e o saneamento. O Estado recebeu os recursos e não repassou um centavo para os municípios da região metropolitana. Esse assunto também se encontra judicializado. Isto é ruim. A gente tem que procurar o que é justo. Essa semana tem mais uma audiência de conciliação no STF (Supremo Tribunal Federal). Não precisaria”, destacou Arthur Lira.

    O presidente da Câmara dos Deputados criticou toda postura que gere “desunião” neste momento.

    “Nós tivemos uma reunião no Palácio do Planalto, onde todos atores sentaram à mesa. A nossa contribuição foi atender o pedido do governo federal para que os ânimos se acalmassem politicamente. Nós estamos cumprindo o nosso papel para que o governo federal possa chegar com acolhimento de dados e propor algumas soluções. Dentre elas, uma contratação de uma empresa idônea, sem interferência do Estado, do município e do governo federal, para se ter uma poligonal, um estudo crítico da área afetada, para que tenhamos uma delimitação”, disse ainda o presidente da Câmara dos Deputados.

    Lira disse que, a partir do encontro em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT), muitas especulações foram feitas e destacou que – nesse momento – uma CPI (a Comissão Parlamentar de Inquérito da Braskem, proposta pelo senador Renan Calheiros (MDB)) não pode acirrar “o ânimo com cunho político ou com problemas de indenizações”. “É o contrato de Maceió que tem que ser revisto? É o Estado que quer indenização? Ao fundo de tudo isso estão as pessoas que sofrem e que tiveram seus danos. Este é o ponto”, avaliou o parlamentar do Progressistas.

    “Da minha parte, da parte da bancada federal, há uma preocupação latente, com projeto aprovado de autoria do deputado Alfredo (Gaspar de Mendonça/União Brasil), com apoio de toda a bancada, que trata de assunto relativo à Braskem e bairros afetados. Agora, o que é triste e que a gente preza e prega é que esse assunto não vá para a mídia nacional como sendo uma disputa interna entre dois grupos políticos que possuem suas divergências, mas as divergências políticas não podem e nem devem atrapalhar”, complementou Lira.

    O presidente da Câmara dos Deputados ainda fez questão de fisar que “não houve por parte da presidência da Casa, a qual ocupo momentaneamente, nenhuma declaração de acirramento apontando o dedo para ninguém. Nunca usamos esse tema em nenhuma campanha eleitoral e já passamos pela de 2018, 2020 e 2022. Então, é importante que esse assunto seja tratado com a responsabilidade que ele requer, cuidando da vida e da condição das pessoas”.
    Texto – Lula Villar
    Fonte – Cada Minuto

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.