Com Arthur Lira (PP) fazendo pressão, a Câmara Federal pode iniciar a partir desta terça-feira (18) a análise da proposta que pretende punir as pesquisas eleitorais em caso de erros grotescos, tema que ganhou força após o primeiro turno.
Na pauta desta semana já está o requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei 96/11, do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), que amplia multas a institutos de pesquisa e altera o conceito de pesquisa fraudulenta.
Apensado a este projeto está o PL 2567/22, do deputado Ricardo Barros (PP-PR), que pune os responsáveis por pesquisa eleitoral com números divergentes, acima da margem de erro, dos resultados oficiais das eleições. E dispõe também que veículos de imprensa fiquem obrigados a divulgar todos os levantamentos.
O tema foi objeto de reunião na semana passada entre o presidente da Câmara e outros parlamentares, mas ainda não há definição sobre a data de votação da proposta. Lira quer urgência na tramitação e já deixou isso claro em entrevistas e declarações.
Fonte – Folha de Alagoas
#politica #politicaalagoana