Luciano Barbosa (MDB), após vencer as eleições para Prefeito de Arapiraca e vencer as demandas judiciais e administrativas interpostas contra ele, pelo seu próprio partido, está vivendo momentos de tensão, antes mesmo de tomar posse na chefia do Executivo. A tensão vivida por Luciano decorre da decisão de um grupo de 12 vereadores que se uniram para eleger o presidente da Casa Legislativa e atuarem com independência durante o exercício dos seus mandatos.
Ao tomar conhecimento do movimento do Grupo dos 12 vereadores, Barbosa começou a se articular para cooptar alguns deles e formar maioria na Câmara, onde somente contava com sete dos 19 eleitos, cinco do MDB, Rogério Nezinho, Leo Saturnino, Dra. Fany, Márcio do Canaã e Fábio Henrique e Vicente do Remédio (PSL) e Edvânio do Cangandu (AVANTE).
As articulações de Barbosa lhes renderam, até o momento, a cooptação dos vereadores Sérgio do Sindicato, reeleito pelo PSDB, após trocar o PPS, antigo Partido Comunista, pela sua sigla atual e o Vereador Túlio Freire, (PP). Corre notícia de que Barbosa convenceu ao vereador Sérgio, prometendo-lhe a Secretaria de Agricultura e ao vereador Túlio Freire (PP), cuja negociação foi intermediada pelo pai, Deputado Tarcizo Freire (PP), prometendo-lhe a SMTT para assumir sua direção e abrir vaga na Câmara, para o suplente Fabinho Tenório (PP).
Com esta manobra, Barbosa reduziu para 10 o Grupo dos 12 vereadores e está à busca de mais dois edis para viabilizar a eleição da vereadora Fany (MDB), para a presidência da Câmara, nesse primeiro biênio da legislatura e formar maioria para poder governar Arapiraca sem se preocupar com a independência dos vereadores restantes, liderados por Pablo Fênix, do PSDB de Senador Rodrigo Cunha.
Por sua vez, assustados com a movimentação de Barbosa os vereadores, agora do Grupo dos 10, estão se reunindo com frequência, ajustando suas estratégias para não perderem mais nenhum integrante e vencerem o Prefeito pelo placar de 10×9, colocando Pablo Fênix (PSDB) na Presidência do Legislativo.
Nesta batalha pela maioria na Câmara de Arapiraca e sua presidência, Barbosa já usou de quase todos os meios, inclusive a intermediação da ex-prefeita Célia Rocha e o socorro de alguns empresários que têm relação de amizade e negócios com os vereadores por desejados.
É esperar para ver quem será o vencedor.
Fonte – Extra