Penedo é o único município de Alagoas selecionado para o Projeto AdaptAÇÃO, iniciativa do Ministério das Cidades que prevê a elaboração de planos de ação e obras voltadas à adaptação às mudanças climáticas. Ao todo, apenas 13 cidades do Nordeste foram contempladas.
A proposta penedense, elaborada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), garante ao município assessoria técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para planejar intervenções estruturais que reduzam riscos de enchentes e outros danos ambientais. Na próxima fase, os projetos estruturados poderão ser financiados com recursos da União, a partir de 2026.
Segundo a titular da Seinfra, Amanda Lima, a qualificação da equipe multidisciplinar — formada por profissionais da própria pasta, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Defesa Civil e da Controladoria Geral — foi um dos diferenciais que garantiu a seleção da proposta. Ela também destaca que a vulnerabilidade de Penedo a eventos climáticos foi considerada pelo Ministério das Cidades.
Outro ponto positivo para o município é o fato de a infraestrutura local ser comandada por uma mulher. Engenheira civil, Amanda é a única gestora do setor no estado com esse perfil e integra a administração municipal que reúne a maior paridade de gênero da história de Penedo.
O prefeito Ronaldo Lopes avalia que a seleção representa um avanço estratégico para o desenvolvimento urbano. “Poderemos desenvolver projetos para resolver, em definitivo, a questão das enchentes em áreas da parte baixa da cidade, principalmente no entorno da Lagoa do Oiteiro, fazer canais de drenagem e outras intervenções urbanísticas que a nossa cidade precisa para evitar inundações e os prejuízos causados à população”, afirma.
Em 2022, Penedo registrou o maior volume de chuvas desde 1935, quando iniciou-se o monitoramento pluviométrico. As obras emergenciais realizadas com apoio do Governo de Alagoas ajudaram a diminuir os impactos nos anos seguintes, cenário que deve avançar ainda mais com a parceria federal.
“É importante lembrar que apenas Penedo foi classificada em Alagoas e isso porque nossa equipe técnica é competente, liderada por uma engenheira, Amanda Lima”, reforça o prefeito, ao projetar resultados relevantes com o apoio da UFRJ.
Para Amanda, a participação da universidade é decisiva na elaboração de soluções eficazes. “Esse edital abriu as portas da UFRJ para a gente ter a oportunidade de elaborar projetos para nossas áreas de risco, de novas soluções em drenagem e mais uma série de iniciativas para Penedo”, conclui.













