O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), manifestou otimismo quanto ao avanço das tratativas comerciais entre Brasil e Estados Unidos, com possibilidade de redução ou eliminação das tarifas aplicadas pelos norte-americanos sobre produtos brasileiros.
Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (31), após compromissos em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, no ABC Paulista, Alckmin avaliou que os dois encontros recentes entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump contribuíram para destensionar as relações bilaterais e estabelecer canal de diálogo sobre as tarifas.
“Foi dado um passo muito importante nos dois encontros do presidente Lula com o presidente Trump, primeiro em Nova York [durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas] e depois na Malásia. Muito importante”, afirmou o vice-presidente.
Alckmin acrescentou: “E agora vamos aguardar os desdobramentos. Não tem ainda uma data marcada, mas nós estamos muito otimistas de que vamos poder avançar em um ‘ganha-ganha’, bom para os EUA, bom para o Brasil e bom para o mundo”.
O ministro destacou que os Estados Unidos mantêm superávit comercial com o Brasil, argumento que, em sua avaliação, justificaria a redução das tarifas de 50% impostas pelo governo Trump sobre parte das exportações brasileiras.
“Você teria mais comércio, mais parcerias e investimentos recíprocos. O Brasil é um exemplo. Os EUA têm déficit de balança comercial com muitos países do G20. Com o Brasil, tem superávit. Só com Reino Unido, Austrália e Brasil eles têm superávit”, completou.
Contexto das reuniões
No final de semana anterior, Lula e Trump realizaram o primeiro encontro bilateral desde o início de seus atuais mandatos, em Kuala Lumpur, na Malásia. As conversas ocorreram semanas após contato inicial dos dois mandatários em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.
Agenda paulista
Na programação desta sexta-feira, Alckmin visitou a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo e participou do lançamento do novo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do ABC Paulista e Baixada Santista, em São Caetano do Sul. À tarde, deslocou-se para Bauru para cerimônia de entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.













