Após a reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump no domingo (26), na Malásia, empresários brasileiros passaram a demonstrar ainda mais otimismo quanto ao possível fim do tarifaço. Lula afirmou, na manhã desta segunda (27), estar confiante em uma resolução breve.
“Eu estou convencido de que em poucos dias nós teremos uma solução definitiva sabe entre os Estados Unidos e Brasil. É assim que eu volto para o Brasil: satisfeito e certo que tudo vai dar certo para o povo brasileiro”, declarou o presidente.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, também avaliou de forma positiva o encontro entre os líderes. À coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, ele afirmou que “devemos avançar na situação das tarifas”, indicando expectativa de que o impasse seja solucionado após o diálogo entre Lula e Trump.
Empresários ligados à CNI já começaram a procurar membros do governo em busca de informações sobre as negociações entre Brasil e Estados Unidos. As conversas têm ocorrido especialmente com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, designado por Lula para conduzir as tratativas. O objetivo do empresariado é discutir com Alckmin detalhes do encontro e a possibilidade de suspensão da tarifa de 50% imposta pelos EUA às mercadorias brasileiras em agosto deste ano.













