O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram na tarde deste domingo (26/10) na capital da Malásia. O encontro durou cerca de uma hora e marcou a reaproximação entre os países e o início das negociações sobre o tarifaço imposto por Washington a produtos brasileiros.
Em um tom pragmático, Trump afirmou que seria possível acordar a redução de algumas das tarifas já a partir desta conversa. “Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons que estamos discutindo, e eu acho que vamos acabar tendo um relacionamento muito bom”, declarou o estadunidense.
Lula, por sua vez, manifestou que não há motivos para divergências ou desavenças com os EUA e, em tom de descontração, indicou que a agenda de assuntos era extensa, mostrando que trouxe os temas listados em inglês.
Ambos os líderes estão na Malásia para participar da 47ª Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), utilizando o país como um “terreno neutro” para o diálogo.
O encontro acontece a portas fechadas. Ministros de Estado do Brasil, como Alexandre Silveira (MME), Luciana Santos (MCTI) e Carlos Fávaro (Agricultura), além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, integram a comitiva brasileira.








 
			 
			




