Declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante viagem à Ásia, nas quais afirmou que usuários de drogas são “responsáveis” pela existência de traficantes, têm sido alvo de críticas por parte de representantes da oposição.
Em coletiva a jornalistas na Indonésia, o mandatário brasileiro afirmou: “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.
As declarações provocaram reações imediatas de parlamentares oposicionistas. O presidente do PP, Ciro Nogueira (PP-PI), manifestou-se em rede social: “Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas”.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou tom irônico em sua réplica: “Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG”.
Já o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), classificou as afirmações como “inacreditáveis”, argumentando que “o homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. Para ele, o bandido é vítima e o cidadão de bem é o culpado”.
As declarações do presidente ocorreram durante discussão sobre a ofensiva do governo norte-americano contra o tráfico de drogas, em sua visita à Indonésia.













